A Índia vem trabalhando para lançar uma missão espacial com o objetivo de levar astronautas do país ao espaço pela primeira vez. No entanto, este ambicioso projeto tem enfrentado alguns contratempos recentemente.
Inicialmente, o lançamento da missão Gaganyaan estava previsto para 2025, mas acabou sendo adiado para o ano que vem para garantir a segurança da tripulação. Agora, o ministro do Espaço indiano, Jitendra Singh, anunciou que ela só deve acontecer no primeiro trimestre de 2027.
Projeto já sofreu diversos atrasos
Segundo a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, houve um efeito dominó causado pelo primeiro adiamento. Com isso, as três missões não-tripuladas que visam garantir o funcionamento do foguete e da infraestrutura em terra também acabaram sendo postergadas.
A primeira delas, chamada G1, está planejada para o quarto trimestre deste ano e transportará um robô humanoide, chamado Vyomitra, ao espaço. Ela ainda testará os módulos de serviço, reentrada, implantação de paraquedas e um pouso seguro na Baía de Bengala. Já as as missões G2 e G3 estão planejadas para 2026.
O voo tripulado indiano, conhecido como H1 e agora previsto para 2027, levará dois astronautas para a órbita baixa da Terra, a cerca de 400 quilômetros acima do planeta. Se for bem-sucedida, a Índia se tornará o quarto país a enviar uma missão tripulada de forma independente ao espaço, depois dos Estados Unidos, Rússia e China.
Leia mais
Cautela: Índia adia missão tripulada ao espaço
Robô humanoide será enviado ao espaço em voo teste
Índia é o primeiro país a pousar no polo sul da Lua; o que isso representa?
Índia está se tornando uma potência espacial
A Índia tem se notabilizado por diversas conquistas espaciais recentemente.
Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua.
Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial.
Mas não pense que os planos espaciais indianos param por aí.
Além da missão espacial tripulada Ganganyaan, os indianos querem enviar uma sonda para estudar Vênus no ano que vem.
O post Índia adia missão tripulada ao espaço mais uma vez apareceu primeiro em Olhar Digital.