Entenda os malefícios do banho quente para a pele e cabelos

A prevalência de temperaturas mais frias em estações como outono e inverno faz aumentar a frequência de banhos quentes, que apesar de serem reconfortantes e ajudarem a melhorar a sensação de bem-estar, podem prejudicar a saúde da pele e dos cabelos.

A dermatologista Mariana Scribel, especialista em transplante capilar da Clínica Scribel, explica que tomar banho quente pode comprometer a barreira natural da pele, removendo óleos essenciais e causando ressecamento da pele.

Por isso, mesmo nos dias mais frios é importante ter cuidado com os banhos quentes. “É preciso equilibrar o desejo pelo calor com práticas de autocuidado, como a hidratação correta e sem colocar a saúde da pele em risco”, defende ela. Saiba os maiores riscos do banho muito quente:

1. Eczema

A água quente remove os óleos naturais da pele, aumentando o ressecamento, um dos principais fatores que desencadeiam o eczema. Além disso, o calor excessivo pode irritar a pele já sensível, provocando coceira e inflamação.

2. Psoríase

O banho quente pode estimular respostas inflamatórias na pele, exacerbando as placas de psoríase e removendo a umidade da pele, o que pode piorar a descamação associados à condição.

3. Caspa

Lavar os cabelos com água muito quente pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo, piorando os sintomas da caspa.

Veja a lista completa de riscos no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!