Vila de Santa Bárbara: águas termais e lindas paisagens no interior de Minas Gerais

A pequena Vila de Santa Bárbara é um distrito da cidade mineira de Augusto de Lima, localizada a aproximadamente 270 km de Belo Horizonte. Pouco povoada e relativamente isolada, ela permanece desconhecida por rotas turísticas tradicionais, mas conserva vários atrativos perfeitos para uma escapada de final de semana.

A natureza é a protagonista no passeio que pode incluir cachoeiras, águas termais e até uma pequena aventura pela Serra do Espinhaço.

Por que visitar a Vila de Santa Bárbara em Minas Gerais?

A Vila de Santa Bárbara se beneficia dos recursos naturais da bacia do Rio das Velhas. O povoado foi fundado no final do século 19 pelos operários da antiga Fábrica de Tecidos Santa Bárbara, que utilizavam a água da região para abastecer uma usina de energia.

O edifício onde funcionou a indústria, por sinal, hoje está em ruínas, mas é utilizado para eventos diversos. Na parte inferior do prédio funciona a cervejaria e restaurante Dom Ratão, servindo delícias locais neste cenário rústico e aconchegante.

Continua após a publicidade

No próprio vilarejo, algumas opções de pousadas e chalés proporcionam a estrutura necessária para os visitantes. Praticamente em qualquer uma das acomodações, como ocorre no Hotel Águas de Santa Bárbara, é possível acessar o lago mineral de águas termais. E o melhor: a água brota do solo arenoso já com a temperatura de 32 graus.

Continua após a publicidade

Atrativos naturais são o ponto alto de Vila de Santa Bárbara

A pequena vila é cercada pela Serra do Espinhaço e do Cabral, proporcionando belas paisagens com formações rochosas. Se desejar explorar mais a fundo esse cenário, é possível encontrar cânions com riachos e várias trilhas.

Uma delas, com aproximadamente 600 metros, leva até a Cachoeira de Santa Bárbara. A parte alta tem uma vista deslumbrante para a natureza nas proximidades e a parte baixa convida para um banho refrescante na água cristalina.

Parque Nacional das Sempre-vivas é uma das opções de natureza nos arredoresICMBio/Divulgação

Continua após a publicidade

Indo um pouco além, quase saindo dos limites de Vila Santa Bárbara, aventureiros encontram a entrada para o Parque Nacional das Sempre-Vivas, uma área de preservação do Cerrado com 124 mil hectares.

O parque preserva espécies de fauna e flora de grande importância, com destaque para as flores “sempre-vivas”, cuja colheita é fonte de renda de várias comunidades da região. Para visitar o PARNA é necessária uma autorização do ICMBio, que pode ser obtida pelo e-mail parquenacionaldassemprevivas@icmbio.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site oficial.

Leia tudo sobre Minas Gerais

Continua após a publicidade
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade