A pequena Vila de Santa Bárbara é um distrito da cidade mineira de Augusto de Lima, localizada a aproximadamente 270 km de Belo Horizonte. Pouco povoada e relativamente isolada, ela permanece desconhecida por rotas turísticas tradicionais, mas conserva vários atrativos perfeitos para uma escapada de final de semana.
A natureza é a protagonista no passeio que pode incluir cachoeiras, águas termais e até uma pequena aventura pela Serra do Espinhaço.
Por que visitar a Vila de Santa Bárbara em Minas Gerais?
A Vila de Santa Bárbara se beneficia dos recursos naturais da bacia do Rio das Velhas. O povoado foi fundado no final do século 19 pelos operários da antiga Fábrica de Tecidos Santa Bárbara, que utilizavam a água da região para abastecer uma usina de energia.
O edifício onde funcionou a indústria, por sinal, hoje está em ruínas, mas é utilizado para eventos diversos. Na parte inferior do prédio funciona a cervejaria e restaurante Dom Ratão, servindo delícias locais neste cenário rústico e aconchegante.
Uma publicação compartilhada por Cervejaria Dom Ratão (@cervejariadomratao)
No próprio vilarejo, algumas opções de pousadas e chalés proporcionam a estrutura necessária para os visitantes. Praticamente em qualquer uma das acomodações, como ocorre no Hotel Águas de Santa Bárbara, é possível acessar o lago mineral de águas termais. E o melhor: a água brota do solo arenoso já com a temperatura de 32 graus.
Uma publicação compartilhada por Águas de Santa Bárbara Resort (@aguasdesantabarbaramg)
Atrativos naturais são o ponto alto de Vila de Santa Bárbara
A pequena vila é cercada pela Serra do Espinhaço e do Cabral, proporcionando belas paisagens com formações rochosas. Se desejar explorar mais a fundo esse cenário, é possível encontrar cânions com riachos e várias trilhas.
Uma delas, com aproximadamente 600 metros, leva até a Cachoeira de Santa Bárbara. A parte alta tem uma vista deslumbrante para a natureza nas proximidades e a parte baixa convida para um banho refrescante na água cristalina.
Parque Nacional das Sempre-vivas é uma das opções de natureza nos arredoresICMBio/Divulgação
Indo um pouco além, quase saindo dos limites de Vila Santa Bárbara, aventureiros encontram a entrada para o Parque Nacional das Sempre-Vivas, uma área de preservação do Cerrado com 124 mil hectares.
O parque preserva espécies de fauna e flora de grande importância, com destaque para as flores “sempre-vivas”, cuja colheita é fonte de renda de várias comunidades da região. Para visitar o PARNA é necessária uma autorização do ICMBio, que pode ser obtida pelo e-mail parquenacionaldassemprevivas@icmbio.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site oficial.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro