O extintor de incêndio do balão que pegou fogo no último sábado (21) em Praia Grande (SC) não funcionou, disse o piloto Elves de Bem Crescêncio em depoimento divulgado no fim de semana. O incêndio começou dois minutos após a decolagem e deixou oito mortos.
Vinte passageiros embarcaram no balão, além do piloto – ao todo, 21 pessoas estavam a bordo. O passeio, que iniciou às 7h e deveria durar cerca de 45 minutos, durou apenas quatro minutos. Entre os passageiros, 18 eram de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Sul e um de São Paulo.
O piloto relatou ter sentido um cheiro de queimado e, ao olhar para o fundo do cesto, viu o início do fogo próximo ao tanque de gás. Tentou apagar com o pé e, em seguida, com o extintor, que falhou e não liberou o pó químico. Imagens registradas por testemunhas mostram o balão em chamas no céu.
Balão pega fogo e cai em Praia Grande em Santa Catarina, imagens de grupo de WhatsApp. pic.twitter.com/uSADC0jZfc
— Rangel Campos Machado (@rangelmachado87) June 21, 2025
Tentativa de pouso
Diante da propagação das chamas, o piloto orientou os passageiros a se agacharem e pularem assim que o cesto tocasse o solo. Parte do grupo conseguiu saltar. Mas com a redução do peso, o balão voltou a subir – ainda em chamas – com passageiros a bordo. A queda aconteceu logo em seguida.
Entre as vítimas, quatro morreram carbonizadas e outras quatro não resistiram aos ferimentos causados pela queda. Segundo a investigação da Polícia Civil, a causa do incêndio foi um maçarico auxiliar, utilizado para acender a chama principal do balão. O piloto permaneceu no local após o acidente e acionou os serviços de emergência.
Operações suspensas após o acidente
Praia Grande é um dos principais destinos do país para voos de balão. A cidade fica no extremo sul de Santa Catarina, próxima à divisa com o Rio Grande do Sul, e atrai turistas interessados em sobrevoar os cânions da região.
O balão pertencia à empresa Sobrevoar, que afirmou seguir as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O piloto possuía licença válida e acumulava cerca de 700 horas de voo. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido, informou que todas as operações foram suspensas e declarou apoio às famílias das vítimas.
Leia tudo sobre Santa Catarina
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro