A Meta contratou Trapit Bansal, um dos principais pesquisadores da OpenAI, para integrar sua nova unidade de superinteligência de IA. As informações são do TechCrunch.
Bansal, que deixou oficialmente a OpenAI em junho, foi uma peça-chave no desenvolvimento dos primeiros modelos de raciocínio da empresa, como o o1, e atuouB ao lado de Ilya Sutskever no avanço do aprendizado por reforço.
Leia mais:
WhatsApp vai permitir encaminhamento de conteúdo direto para o Meta AI
Meta planeja investir US$ 60 bilhões ou mais em IA no ano de 2025
Meta é acusada de baixar mais de 80 TB em torrent para treinar modelo de IA
Meta vai apostando em profissionais de peso
Na Meta, ele se junta a nomes de peso como Alexandr Wang (ex-Scale AI) e outros ex-pesquisadores da OpenAI — Lucas Beyer, Alexander Kolesnikov e Xiaohua Zhai — além de talentos vindos do Google DeepMind e de startups de IA.
A Meta tem investido fortemente em recrutar especialistas, oferecendo pacotes de até US$ 100 milhões.
O objetivo da empresa é desenvolver modelos de raciocínio de IA de ponta, capazes de competir com os lançamentos recentes da OpenAI, DeepSeek e Google.
Esses modelos são treinados para pensar antes de responder, o que melhora significativamente seu desempenho em tarefas complexas.
Pesquisador pode trazer avanços inéditos na empresa
Embora a Meta ainda não tenha lançado publicamente um modelo de raciocínio de IA, a chegada de Bansal pode acelerar o processo. A empresa também tem buscado adquirir startups promissoras, mas sem sucesso até agora.
Com a OpenAI prestes a lançar um modelo de raciocínio de código aberto, a corrida pela liderança em IA deve se intensificar — e a Meta não quer ficar para trás.
O post Meta contrata um dos principais desenvolvedores da OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.