As infecções causadas pelos vírus da hepatite representam um grande desafio de saúde pública em todo o planeta. Segundo o Global Hepatitis Report de 2024, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças estão entre as principais responsáveis por mortes associadas a agentes infecciosos, totalizando 1,3 milhão de vítimas anualmente.
Apesar da gravidade do cenário, avanços significativos vêm sendo alcançados no combate e no cuidado com essas infecções.
A infectologista Márcia Garnica, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), da Rede Américas, explica que os vírus relacionados às hepatites são identificados por letras (A, B, C, D e E) e se distinguem quanto ao modo como são transmitidos, ao impacto no organismo e às estratégias de proteção. Entenda, a seguir, como se prevenir:
Leia também
Saiba riscos da hepatite A, que vive novo boom de casos no Brasil
Maio Vermelho chama atenção para aumento de casos de hepatites virais
Tratamento para hepatite diminui mortes por febre amarela em 84%
Hepatites virais: saiba quais são as formas de transmissão e sintomas
1. Hepatite A
Causada pelo vírus HAV, a transmissão ocorre, principalmente, pelo consumo de água não filtrada ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas. Para evitá-la, é essencial tomar a vacina da hepatite A, indicada a partir dos 12 meses de vida e aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses.
Leia a matéria completa no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!