O Panamá anunciou, no dia 1º de julho, que os viajantes vindos do Brasil não precisam mais apresentar o Certificado de Vacinação Contra a Febre Amarela (CVIP) para entrar no país. A mudança foi determinada pelo Departamento de Epidemiologia do Ministério da Saúde do Panamá (MINSA), depois que as autoridades concluíram que o risco de transmissão da doença entre brasileiros que pretendem visitar as áreas urbanas do país é baixo.
A obrigatoriedade da vacina no país existia desde 2016 e se aplicava para todos os viajantes que entrassem em solo panamenho, como uma maneira de previnir a proliferação do vírus da febre amarela no país.
Ainda que a exigência tenha deixado de existir, a vacina ainda é recomendada para os viajantes com destino ao Panamá, especialmente os que forem visitar áreas com risco de transmissão da doença, como a região de Darién, Guna Yala e Panamá Este. Mais detalhes sobre a recomendação estão disponíveis na Resolução 0837 de 2016.
Outros países da América Central, como Costa Rica, Honduras, Nicarágua e, mais recentemente, o Equador, exigem o comprovante de vacinação. Saiba mais sobre o Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre amarela e como tirá-lo nessa outra matéria.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro