Conforme reportado pelo Olhar Digital, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que já tem um comprador definido para o TikTok. Segundo o republicano, trata-se de “um grupo de pessoas ricas“.
Agora, uma reportagem da Bloomberg revelou quem são os possíveis compradores: um grupo de investidores da Oracle, Blackstone e da a16z. Conheça as empresas que podem assumir o controle da rede social nos EUA.
TikTok já tem comprador nos EUA
Donald Trump falou em entrevista no programa Sunday Morning Futures, da Fox, no último domingo (29). Ele revelou que já tem um comprador para o TikTok: um grupo de pessoas muito ricas. Ele não deu nomes, mas prometeu revelar a identidade em cerca de duas semanas.
A Bloomberg chegou antes. Segundo o site, o grupo “pessoas muito ricas” que quer comprar a operação da rede social nos EUA é formado por Oracle, Blackstone e a16z. Saiba mais sobre as empresas:
A Oracle é uma empresa multinacional de tecnologia, que conta com um banco de dados próprio utilizado por várias outras companhias. Ela oferece softwares e serviços em nuvem, com foco em soluções empresariais;
A Blackstone é uma empresa global de gestão de ativos, especializada em investimentos de crédito, imóveis e private equity. Segundo a própria companhia, ela é a “maior gestora de ativos alternativos do mundo”;
A A16z, também conhecida como Andreessen Horowitz, é uma empresa de capital de risco. Ela investe em startups de diversos setores, desde saúde até educação, tecnologia e criptomoedas.
Na ocasião da fala de Trump, a ByteDance, empresa controladora do TikTok, confirmou a negociação com o governo dos EUA, à agência de notícias AFP. No entanto, nem a companhia, nem o presidente americano confirmaram os nomes revelados pelo site.
Venda ainda depende de aprovação
Mesmo que a ByteDance concorde, a venda da operação do TikTok nos Estados Unidos ainda depende da aprovação do governo da China. Segundo Trump no final de semana, o presidente chinês Xi Jinping provavelmente aprovará a venda.
Ainda de acordo com a Bloomberg, uma proposta já havia sido feita pelo grupo de investidores, mas acabou perdendo força em meio à disputa tarifária entre EUA e China. Na entrevista, Trump disse algo parecido: que a China teria concordado com a venda, se não fosse a guerra comercial.
Trump quer salvar o TikTok nos EUA
O TikTok foi banido dos Estados Unidos e ficou um dia fora do ar, em 19 de janeiro. A suspeita era de violação de privacidade com dados de cidadãos estadunidenses e preocupação com a segurança nacional;
Assim que Trump assumiu o cargo de presidente, em 20 de janeiro, permitiu que a rede social voltasse a funcionar;
No entanto, a operação nos EUA teria que ser vendida para alguma empresa norte-americana, saindo das mãos da ByteDance;
Desde então, o TikTok tem sido cortejado por várias companhias interessadas, mas nenhum contrato foi realmente fechado;
O primeiro prazo para venda terminou em abril, sem resolução. Desde então, Trump assinou duas novas ordens de extensão do prazo, que agora vai até setembro;
O presidente americano já afirmou ter um “carinho especial pelo TikTok” e está disposto a salvá-lo no país.
O post Site revela quem são os possíveis compradores do TikTok; conheça as empresas apareceu primeiro em Olhar Digital.