Para além do futurismo e da opulência, Dubai possui uma vocação sobre a qual ainda pouco se fala: o emirado tem uma infraestrutura e tanto para receber as famílias, além de ser um destino seguro e muito organizado.
As atrações, numerosas e variadas, compõem as férias dos sonhos de qualquer criança. E ainda há alguns diferenciais que são o sonho de qualquer pai e mãe: os parques temáticos quase não têm filas e os parques aquáticos são praticamente à prova de chuva, fenômeno raro nos Emirados Árabes.
A melhor época para ir, aliás, é entre outubro e abril, quando o clima é mais agradável — as temperaturas ficam entre 15ºC e 30ºC. Ou seja, essa pode ser uma ótima opção para as férias escolares entre dezembro e janeiro.
Motiongate, Real Madrid World e Legoland
Do outro lado do planeta, os parques temáticos inventam sistemas de agendamentos e fura-filas cada vez mais elaborados (e caros) para quem deseja contornar as multidões. Enquanto isso, em Dubai, qualquer visitante sente como se tivesse em mãos um passe livre, ilimitado e VIP para curtir todos os brinquedos sem demora.
Mesmo com a presença de algumas excursões escolares, as filas andavam e não havia muvuca durante a minha visita ao Dubai Parks & Resorts em novembro, que corresponde ao início da alta temporada no emirado.
E nem é preciso abrir mão de personagens queridos. Áreas temáticas de Kung Fu Panda, Madagascar, Como Treinar Seu Dragão, Shrek, Smurfs e Hotel Transilvânia fazem parte do Motiongate, o principal dos três parques que compõem o complexo do Dubai Parks & Resorts.
Ambientação da área temática de ‘Kung Fu Panda’Bárbara Ligero/Viagem e Turismo
Área temática dos ‘Smurfs’ tem atrações para as crianças menoresBárbara Ligero/Viagem e Turismo
O Motiongate agrada principalmente as crianças entre 6 e 14 anos, com ambientação caprichada e brinquedos voltados para essa faixa etária. Uma das atrações mais bacanas é a Madagascar Mad Pursuit, montanha-russa que surpreende pela velocidade à medida que o trilho desvia de obstáculos luminosos em um ambiente todo escuro.
Para quem gosta de ainda mais adrenalina, há também três montanhas-russas radicais inspiradas em filmes: a do John Wick vai de ré em boa parte do caminho; na de Truque de Mestre, os carrinhos giram quase o tempo todo; e a de Jogos Vorazes já começa com um looping daqueles.
Outro golaço entre a criançada é o Real Madrid World, primeiro parque temático do mundo dedicado a um clube de futebol, que foi inaugurado em novembro de 2024. Boa parte das atrações são verdadeiras homenagens ao time espanhol e fazem brilhar os olhos dos pequenos fãs de Vini Júnior e Mbappé: tem museu com a história do clube, galeria da fama com os principais jogadores que já passaram pelo time, réplica do vestiário e uma projeção 360º em que você sente como se estivesse entrando no gramado do Santiago Bernabéu.
Real Madrid World é o primeiro parque temático de um clube de futebolBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Parque do Real Madri mimetiza a capital espanholaBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Os brinquedos em si são clássicos de parques de diversão, como a gostosa montanha-russa de madeira e um barco viking que simula o movimento da bola quando é lançada para o gol.
A Hala Madrid Coaster atinge velocidades de até 95 km/h em um percurso de 850 metrosBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Brinquedo simula o movimento da bola quando é chutada para o golBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Por fim, há uma área com jogos interativos em que os futuros atacantes podem treinar seus chutes. Meu favorito foi o jogo da velha em que é preciso acertar a bola em um dos quadrados para marcar o seu “X” ou “O”. É risada na certa.
Jogo da velha para treinar os chutesBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Completa o trio de parques do Dubai Parks & Resorts o Legoland, que, assim como em suas outras unidades espalhadas pelo mundo, foca nas crianças de 2 a 10 anos. Todos os brinquedos são fofíssimos e bem tranquilos para os pequenos, com muitas áreas sombreadas e também parquinhos.
Os destaques são a impressionante maquete de Dubai feita inteiramente com LEGOs e a atração Submarine Adventure, em que você entra em um submarino e consegue observar peixes e até tubarões passando pela janela.
O colorido do parque da LEGO em DubaiBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Crianças brincam de bombeiro no LegolandBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Enquanto o Motiongate merece um dia inteiro, o Legoland e o Real Madrid World são menores e podem ser visitados em um mesmo dia. Há um ingresso combinado que permite visitar dois parques à escolha na mesma data. Vá com calçados confortáveis para caminhar bastante e não se esqueça do boné: o sol de Dubai é implacável.
Motiongate, maior dos três parques, rende um dia inteiro de passeioBárbara Ligero/Viagem e Turismo
O calor e o sol não são um problema no IMG Worlds of Adventure, outra opção de parque temático em Dubai. Considerado o maior parque aquático totalmente indoor do mundo, ele tem 1.5 milhão de metros quadrados e se divide em seis áreas temáticas, sendo uma dos heróis da Marvel e outra dos personagens do Cartoon Network.
Aquaventure, o maior parte aquático do mundo
Como o calor se faz presente o ano inteiro, vale reservar um dia para levar as crianças ao Aquaventure, que é nada menos do que o maior parque aquático do mundo. São mais de 100 escorregadores espalhados por uma área de 17 hectares. Ou seja, tem atração para todos os gostos, de parquinho molhado para os pequenos a um rio artificial para os pais se deixarem levar pela correnteza — dá até para usá-lo como meio de transporte, já que ele dá a volta toda no parque.
Dentre os muitos toboáguas, o mais famoso é o Leap of Faith, que começa com uma descida quase vertical de dar frio na barriga e termina em um túnel que passa por dentro de um tanque de tubarões. Há também muitas opções de toboáguas para descer em boias, sendo que em alguns, como no Shockwave e no Aquaconda, as boias são para até cinco pessoas.
O Leap of Faith passa por dentro de um tanque de tubarõesBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Playground molhado para a criançada no AquaventureBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Pelo parque há vários pontos para pegar toalhas, coletes salva-vidas e sapatilhas que podem ser molhadas e te salvam de ter que pisar descalço no chão quente no caminho para o tobogã. Uma coisa é certa: as crianças vão voltar para o hotel exaustas!
Outra opção de parque aquático em Dubai é o Wild Wadi Waterpark.
Bate-e-volta radical para Hatta
Ainda que fique na divisa com o Omã, a uma hora e meia de distância, Hatta pertence à Dubai: trata-se de um enclave do emirado, que rende um ótimo passeio de bate-e-volta para as famílias. A principal atração por ali é uma bonita represa de águas azul-turquesa, onde é possível fazer passeios de caiaque e pedalinho.
Represa de Hatta é cenário para passeios de caiaque e pedalinhoBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Depois, vale seguir para o Hatta Outdoor, que tem tudo para ser um sucesso entre as crianças e os adolescentes mais radicais. O espaço ao ar livre preenche um dia inteiro com atividades cheias de adrenalina: tirolesa, escalada, arco-e-flecha, arremesso de machado…
Tirolesa com vista para as montanhas possui 350 metros de extensãoBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Um dos circuitos de arvorismo acontece em uma enorme torre e, ao chegar em seu topo, é possível se jogar lá de cima para cair em um colchão inflável.
Torre possui diferentes obstáculos a serem vencidosBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Mas a brincadeira mais ousada é o enorme escorregador em que o corpo é lançado a vários metros de altura antes de mergulhar com tudo na água. Os mais habilidosos conseguem fazer acrobacias áreas, arrancando palmas de todo mundo.
Para os menores, há pula-pula e camas elásticas de vários tipos.
No escorregador do Hatta Outdoor, corpo é lançado a vários metros de altura antes de cair na águaBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Outras atrações para crianças
O Dubai Aquarium & Underwater Zoo, localizado dentro do gigantesco shopping Dubai Mall, é um programa clássico em Dubai. Com 10 milhões de litros d’água, o aquário possui um túnel de acrílico de 48 metros de onde se veem tubarões, arraias e outras 140 espécies.
Túnel do Dubai Aquarium é parada obrigatória para fotosVisit Dubai/Divulgação
Para um bem-vindo choque térmico, leve as crianças ao Ski Dubai, a maior pista de esqui indoor do mundo. O parque, que mantém uma temperatura de –1°C a 2 °C, tem lifts para levar ao ponto mais alto da pista, descidas de boias e até encontros com pinguins.
Atlantis The Palm, a base perfeita
Em Dubai, as famílias preferem se hospedar nos resorts junto à praia, tão completos que daria para passar as férias todas sem sequer sair deles. O número um é o Atlantis The Palm, praticamente um cartão-postal do emirado.
O edifício que tem um quê de Aladdin ocupa a ponta da ilha artificial em formato de palmeira Palm Jumeirah e faz parte do mesmo complexo do Aquaventure, sobre o qual falamos acima. Por isso, os hóspedes têm acesso liberado ao parque aquático.
Atlantis The Palm é um ícone de Dubai//Divulgação
Vidros que vão do chão ao teto separam áreas comuns do hotel de um enorme aquário, de forma que torna-se casual passar por um tubarão ou uma majestosa arraia no caminho para o café da manhã.
Para ter uma visão ainda melhor dos 65 mil animais marinhos que moram nos tanques de água do resort, os hóspedes podem visitar gratuitamente o aquário, chamado The Lost Chambers, que tem temática de Atlântida. A experiência fica completa se você adicionar encontro com golfinhos ou leões-marinhos, atividades pagas à parte oferecidas pelo resort.
Vidros que vão do chão ao teto separam aquário das áreas comuns do hotel//Divulgação
Mas o que mais surpreende no Atlantis é o kid’s club que foi inaugurado por lá em novembro de 2024, dividido em dez áreas temáticas. Além de brinquedões, quadra poliesportiva, mesas para fazer artesanato e cozinha para colocar a mão na massa, há salas que vão muito além do óbvio.
Parque ao ar livre é só uma das muitas atrações infantisBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Uma delas recria uma cidade, onde as crianças podem brincar de bombeiro, veterinário, supermercado e por aí vai. Em outra, os pequenos aprendem a montar pequenas máquinas e brinquedos a partir de LEGOs, ferramentas e circuitos eletrônicos, sempre sob a supervisão dos monitores.
Cidadezinha completa para brincar de faz de contaBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Ferramentas e outras engenhocas para os futuros inventoresBárbara Ligero/Viagem e Turismo
A sala de videogame, com todos os jogos e consoles existentes, também é de pirar, mas pode ser que seu filho nem descubra que ela exista: a estratégia foi colocá-la no canto mais escondido, de forma que a criança passe por todas as outras áreas temáticas e suas possíveis brincadeiras antes de chegar às telas.
Área de videogame tem todos os consoles e jogosBárbara Ligero/Viagem e Turismo
Enquanto isso, os pais podem ter seu merecido descanso na piscina, no spa ou na praia. É de um jantar a dois que vocês precisam? Nesse caso, há 14 opções de restaurantes dentro do complexo, incluindo o ultrarromântico Ossiano, detentor de uma estrela Michelin, que fica praticamente debaixo d’água, dentro do aquário do Atlantis.
Reserve sua hospedagem no Atlantis
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro