Queijaria brasileira vence premiação de melhores queijos artesanais das Américas

Pela primeira vez, o Brasil foi o vencedor da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O Prêmio Super Ouro, mais importante do concurso, foi para o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, em Alagoa, no sul de Minas Gerais. Nas primeiras quatro edições do concurso, o troféu foi duas vezes para a Itália e duas para a Argentina.

A premiação da edição 2025 ocorreu em Araxá (MG), entre os dias 26 e 29 de junho, e avaliou mil queijos artesanais, de 16 países. Os prêmios foram distribuídos entre seis países. De 42 categorias, o Brasil obteve o maior número de premiações máximas, tendo conquistado o ouro em 39 categorias. Das outras três categorias, os vencedores foram queijos da Itália, Argentina e Peru

Minas Gerais foi o estado com maior número de prêmios: entre os troféus de ouro, o estado foi vencedor em mais de 30 categorias. O Mato Grosso conquistou duas categorias: o Sítio Milagre da Vida ganhou a categoria “Queijo de Leite Cru Casca Florida – 31 a 60 dias” e a queijaria VM Leite venceu em “Requeijão em Barra – Com ou sem raspas”.

A gaúcha Valbrenta venceu a categoria “Queijo de Leite Pasteurizado – Casca Lisa – 16 a 60 dias”, enquanto a goiana Laticínios JL conquistou o ouro em “Queijo Pastoso/Espalhável – Untável”. Algumas queijarias nordestinas também ganharam o troféu de ouro. A Capril Encanto da Macambira (PB) conquistou a categoria “Queijo de Leite de Cabra – Coagulação Lática com Tratamento”, a Trevo dos Búfalos (BA) venceu em “Queijos Aromatizados de Leite Pasteurizado – Menos de 30 dias” e a Sertãolac (RN) ganhou a categoria “Queijo de Manteiga – Especialidade Nordestina”.

Continua após a publicidade

O ouro da categoria “Queijo de Leite de Cabra – Coagulação Lática sem Tratamento (Fresco)” foi para o Capril Conquista. Criada em 2019 na região serrana do Rio de Janeiro, a queijaria cresceu com o tempo e hoje atua em Minas Gerais.

Entre os vencedores, se destacam alguns queijos brasileiros que conquistaram mais de uma categoria. A queijaria amazonense Tradição D’Lourdes foi a grande vencedora, com ouro em quatro categorias. Já a queijaria Cabríssima, de Brasília, conquistou dois troféus de ouro e um de bronze. Outras queijarias se destacaram ao receber dois ouros, entre elas: Pérola da Serra (MG), Fazenda Vista Alegre (MG), e Casa Bianchi (SC).

Continua após a publicidade

Confira a lista completa de categorias e vencedores aqui.

Continua após a publicidade
Quem tiverem interesse em conhecer mais sobre a origem e produção desses queijos pode realizar visitar guiadas em algumas das queijarias. A brasiliense Cabríssima, por exemplo, oferece visitas em grupo nos finais de semana e feriados (saiba no site). A Casa Bianchi, de Lajeado Grande (SC) é outra que recebe visitantes que queiram conhecer a história da casa e acompanhar a produção (saiba mais no site). Já a mineira Pérola da Serra realiza degustações.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade