Pela primeira vez, o Brasil foi o vencedor da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O Prêmio Super Ouro, mais importante do concurso, foi para o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, em Alagoa, no sul de Minas Gerais. Nas primeiras quatro edições do concurso, o troféu foi duas vezes para a Itália e duas para a Argentina.
A premiação da edição 2025 ocorreu em Araxá (MG), entre os dias 26 e 29 de junho, e avaliou mil queijos artesanais, de 16 países. Os prêmios foram distribuídos entre seis países. De 42 categorias, o Brasil obteve o maior número de premiações máximas, tendo conquistado o ouro em 39 categorias. Das outras três categorias, os vencedores foram queijos da Itália, Argentina e Peru.
Minas Gerais foi o estado com maior número de prêmios: entre os troféus de ouro, o estado foi vencedor em mais de 30 categorias. O Mato Grosso conquistou duas categorias: o Sítio Milagre da Vida ganhou a categoria “Queijo de Leite Cru Casca Florida – 31 a 60 dias” e a queijaria VM Leite venceu em “Requeijão em Barra – Com ou sem raspas”.
A gaúcha Valbrenta venceu a categoria “Queijo de Leite Pasteurizado – Casca Lisa – 16 a 60 dias”, enquanto a goiana Laticínios JL conquistou o ouro em “Queijo Pastoso/Espalhável – Untável”. Algumas queijarias nordestinas também ganharam o troféu de ouro. A Capril Encanto da Macambira (PB) conquistou a categoria “Queijo de Leite de Cabra – Coagulação Lática com Tratamento”, a Trevo dos Búfalos (BA) venceu em “Queijos Aromatizados de Leite Pasteurizado – Menos de 30 dias” e a Sertãolac (RN) ganhou a categoria “Queijo de Manteiga – Especialidade Nordestina”.
O ouro da categoria “Queijo de Leite de Cabra – Coagulação Lática sem Tratamento (Fresco)” foi para o Capril Conquista. Criada em 2019 na região serrana do Rio de Janeiro, a queijaria cresceu com o tempo e hoje atua em Minas Gerais.
Uma publicação compartilhada por Queijaria Valbrenta (@queijariavalbrenta)
Entre os vencedores, se destacam alguns queijos brasileiros que conquistaram mais de uma categoria. A queijaria amazonense Tradição D’Lourdes foi a grande vencedora, com ouro em quatro categorias. Já a queijaria Cabríssima, de Brasília, conquistou dois troféus de ouro e um de bronze. Outras queijarias se destacaram ao receber dois ouros, entre elas: Pérola da Serra (MG), Fazenda Vista Alegre (MG), e Casa Bianchi (SC).
Confira a lista completa de categorias e vencedores aqui.
Uma publicação compartilhada por Faz. e Laticínio Vista Alegre (@fazendaelaticiniovistaalegre)
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro