TikTok vai demitir trabalhadores da unidade de comércio eletrônico

Mais uma empresa do setor de tecnologia prepara uma onda de demissões. O TikTok vai promover um novo corte de funcionários, desta vez na divisão de comércio eletrônico que opera nos Estados Unidos, conhecida como TikTok Shop.

Esta será a terceira rodada de desligamentos realizada pela empresa apenas neste ano. A gigante chinesa não informou quantos trabalhadores serão afetados e a partir de quando eles deixarão de ter contrato com a companhia.

Esta será a terceira rodada de desligamentos na empresa em 2025 (Imagem: 4 PM production/Shutterstock)

Empresa afirmou que demissões são necessárias

O TikTok informou que as demissões são necessárias e que fazem parte dos planos de longo prazo da empresa. “Tomamos a difícil decisão de ajustar partes de nossa equipe para melhor se alinhar às prioridades estratégicas”, informou a rede social.

As operações do TikTok Shop nos EUA passaram por uma série de mudanças nos últimos meses, após um ano em que a divisão apresentou resultadas abaixo da meta de vendas estabelecida. Outras demissões já haviam acontecido nos meses de abril e maio, segundo a Bloomberg.

Demissões irão afetar funcionários do TikTok Shop dos EUA (Imagem: RAEKA SINGGAR RAMADHAN/Shutterstock)

Apesar das dificuldades, este ramo de operações tem sido o negócio de crescimento mais rápido do TikTok e um dos principais focos da ByteDance globalmente. Além dos EUA, o TikTok Shop opera em países como Reino Unido, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã, México, Espanha, França, Alemanha e Itália, assim como no Brasil.

Leia mais

Microsoft vai demitir mais 9 mil funcionários

Trilhões em IA e demissões em massa: a corrida tech em números

Salesforce: IA já faz 50% do trabalho da empresa

Intel encerra divisão automotiva e amplia demissões em reestruturação global

Motivos das demissões das empresas de tecnologia variam (Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock)

Setor de tecnologia continua demitindo

De acordo com o rastreador independente de demissões Layoffs.fyi, foram quase 64 mil funcionários demitidos pelas principais empresas do setor de tecnologia apenas neste ano.

Em 2024, os layoffs atingiram 150 mil funcionários.

Até agora, abril contabiliza o maior número de demissões em um único mês, com 24.500 pessoas desligadas.

Os argumentos para justificar as demissões variam, mas estão todos de alguma forma ligados à adoção de ferramentas de inteligência artificial e à automação de processos. 

O post TikTok vai demitir trabalhadores da unidade de comércio eletrônico apareceu primeiro em Olhar Digital.