Assista: robô humanoide dá uma voltinha por parque em Maringá

Imagina estar caminhando na rua e encontrar um robô humanoide andando por aí. Foi o que aconteceu em Maringá, no norte do Paraná: vídeos divulgados nas redes sociais flagraram um robô passeando no Parque do Ingá na manhã de domingo (6).

O dono da máquina, o empresário Rafael Wisch, revelou no Instagram que o robô humanoide é de uma marca chinesa e demorou meses para chegar ao Brasil.

Modelo foi adquirido por Rafael Wisch, fundador e CEO da empresa Greenn (Imagem: Rafael Wisch/Instagram/Reprodução de tela)

Robô humanoide passeou por Maringá

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram o robô humanoide caminhando pelo Parque do Ingá. Durante o passeio, vários adultos e crianças pararam para admirá-lo, e filmaram a situação.

Wisch contou ao g1 que essa foi a primeira aparição do robô em público. Ele chegou ao Brasil há apenas algumas semanas e a ‘voltinha’ pelo parque foi uma forma de testá-lo em aglomerações, incluindo como a máquina lida com as “imperfeições na rua”, com as pessoas ao redor e conexões.

O dono afirmou que o robô “foi bem em quase tudo”, mas, com a aglomeração, ele perdeu a conexão, bateu em um poste e se machucou. Rafael brincou que teve que levá-lo num “médico funileiro”.

Veja o vídeo circulando nas redes sociais:

😯 Robô é flagrado caminhando entre pedestres no Parque do Ingá, em Maringá-PR, surpreendendo moradores.
O registro foi feito neste domingo (06) e chamou a atenção de quem passava pelo parque. O caso viralizou com emojis de espanto.
Créditos: Fabielli Bitencourt pic.twitter.com/lk2CW2JHf8

— Mazáh Newsletter (@EvaldoOcanha) July 7, 2025

Robô humanoide veio da China – e não é o primeiro

Rafael Wisch é CEO da Greeen, uma plataforma de pagamento para empresários. Ele já havia publicado vídeos em seu Instagram mostrando a chegada do robô humanoide ao Brasil, depois de seis meses de espera.

Segundo o empresário nas redes sociais, a máquina foi adquirida para “representar a visão e a cultura da nossa empresa” em eventos. Ele ainda contou que o modelo – batizado de Mr. Greenn -, tem motores e sensores, com uma combinação de hardware e software que o permite se movimentar e manter o equilíbrio.

A empresa do qual Wisch é CEO também tem outro robô: o Greennaldinho, um cachorro robótico comprado há cerca de um ano. O empresário frequentemente posta sobre as máquinas em seu perfil no Instagram.

Máquina foi batizada de Mr. Greenn e foi apresentada aos funcionários da empresa (Imagem: Rafael Wisch/Instagram/Reprodução de tela)

Assista: robôs humanoides jogam futebol

Enquanto no Brasil o robô humanoide dá uma volta no parque, na China, as máquinas jogam futebol:

A RoBoLeague, ou World Robot Soccer League, aconteceu no dia 28 de junho em Pequim, capital chinesa, promovida por quatro instituições de pesquisa diferentes (incluindo a Universidade de Tsinghua e a Universidade de Ciência da Informação e Tecnologia de Pequim);

No torneio, cada equipe contou com três robôs e um substituto, e jogou uma partida de dois tempos de 10 minutos (com cinco minutos de intervalo);

As máquinas andaram, chutaram a bola e tomaram decisões em frações de segundo em prol da sua equipe. E sem nenhum controle humano, apenas inteligência artificial.

O jogo em si não foi bonito, mas deu certo. Confira o vídeo aqui.

O post Assista: robô humanoide dá uma voltinha por parque em Maringá apareceu primeiro em Olhar Digital.