Com a chegada do inverno, é normal que as pessoas busquem opções para garantir maior conforto térmico em suas casas ou até mesmo estabelecimentos comerciais. Entre essas alternativas está o sistema de calefação. Nos próximos parágrafos, você conhecerá todos os detalhes desse processo.
O que é calefação e por que ela é essencial no inverno?
A calefação é um sistema de aquecimento muito utilizado em casas, indústrias, escritórios e outros ambientes internos para elevar o nível de conforto térmico, principalmente em períodos de inverno, mantendo uma temperatura agradável para as pessoas.
O sistema de calefação é formado por uma série de equipamentos que criam um esquema de aquecimento no ambiente. Entre eles, os principais são: piso aquecido, aquecedores portáteis, radiadores e outros itens.
Leia mais:
É seguro dormir com aquecedor ligado no quarto à noite inteira?
Vale a pena comprar um aquecedor portátil? Veja vantagens e desvantagens
5 opções de aquecedores para enfrentar o inverno de 2025
Como funciona a calefação? A ciência e a tecnologia por trás do aquecimento
Calefação significa converter um combustível em energia térmica. Esse combustível pode ser gás natural, energia elétrica, biocombustíveis ou alguma outra forma de energia. Esse processo tem como intuito gerar calor e distribuí-lo no ambiente.
Cientificamente, esse é um processo de transferência de energia térmica, na qual o calor é transferido de uma fonte quente para um ambiente frio.
Existem vários tipos de sistemas de calefação, sendo que alguns deles exigem a queima do carburante, como a madeira, gás natural, óleo combustível e até propano. Já os tipos elétricos, funcionam por meio da corrente que passa pelas resistências elétricas.
Quando o calor é gerado, ele é distribuído pela área interna onde está o sistema. Na hora de implantar esse processo, a pessoa pode escolher entre a calefação central, que fica em um determinado local do ambiente e, a partir dele, saem tubulações internas nas paredes e chão fazendo a distribuição do calor utilizando radiadores pelo local.
Todavia, vale destacar que também existem outros meios para essa distribuição de calor. A calefação também pode ser feita para aquecer apenas um único cômodo.
Com a calefação, o ambiente fica em um clima mais agradável. Vale destacar também que esses sistemas geralmente oferecem opções para controlar a temperatura, podendo ser ajustados conforme as necessidades das pessoas que estão no ambiente.
Outro ponto de relevância é que a escolha do sistema deve ser feita conforme as características do espaço e preferências dos ocupantes. Sempre procure um especialista para a realização do serviço.
Quais são os principais tipos de sistema de calefação?
Entre os mais comuns estão os aquecedores de ar, que usam como fonte de calor as resistências elétricas ou queimadores a gás e, assim, conseguem aquecer o ar e, por meio de um ventilador, levar o calor para os outros ambientes do local. O ar é distribuído de maneira uniforme nos cômodos.
Há também o piso aquecido, cuja a instalação é feita por meio de cabos elétricos sob o piso, que o aquecem, fazendo com que o calor seja irradiado para cima e distribuído entre os cômodos.
Outro meio muito utilizado é o ar‑condicionado reversível, que funciona como bomba de calor e consegue captar o calor do ambiente externo e transferi-lo para o interior do ambiente, passando-o para os demais cômodos através de um sistema de ventilação.
O post Como funciona um sistema de calefação? Entenda a ciência e tecnologia por trás apareceu primeiro em Olhar Digital.