O Google anunciou o lançamento de um novo recurso no Gmail chamado “Gerenciar assinaturas”, criado para ajudar usuários a controlar melhor os e-mails promocionais e newsletters que lotam suas caixas de entrada.
A ferramenta já começou a ser disponibilizada na versão web e chegará aos dispositivos Android e iOS entre nas próximas semanas.
Recurso vai simplificar gestão de assinaturas
Com o novo recurso, é possível visualizar todas as assinaturas ativas em um único lugar, organizadas por remetentes mais frequentes e com dados sobre a quantidade de e-mails recebidos nas últimas semanas.
Os usuários podem acessar diretamente todos os e-mails enviados por um remetente específico e optar por cancelar a assinatura com apenas um clique.
Nesse caso, o Gmail envia automaticamente uma solicitação de cancelamento ao remetente.
Leia mais:
Como remover o Gemini do seu Gmail para aumentar sua privacidade
Como importar e-mails para o Gmail pelo PC ou celular
E-mail sumiu no Gmail? Veja 8 dicas para recuperar mensagens
Solução para caixas de entrada cheias de e-mails indesejados
Segundo o diretor de produto do Gmail, Chris Doan, a funcionalidade foi criada para combater a sobrecarga de e-mails indesejados como alertas promocionais, newsletters e mensagens de varejistas que os usuários não acompanham mais.
O recurso pode ser acessado pela barra lateral do Gmail, ao clicar em “Gerenciar assinaturas”.
A novidade complementa a ferramenta de cancelamento de assinatura com um clique, lançada no ano passado, que já permitia aos usuários sair de listas de e-mails diretamente pela interface do Gmail, sem precisar acessar sites externos ou procurar links escondidos no rodapé das mensagens.
O “Gerenciar assinaturas” estará disponível para todos os usuários do Gmail, incluindo contas pessoais e clientes do Google Workspace (individuais e empresariais), e reforça o compromisso do Google em oferecer ferramentas práticas para organização e produtividade no e-mail.
O post Recurso aguardado no Gmail vai te ajudar a limpar a caixa de entrada apareceu primeiro em Olhar Digital.