A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, está prestes a lançar um navegador com inteligência artificial (IA) para ser rival do Google Chrome. É o que três fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters.
O lançamento do navegador deve ocorrer “nas próximas semanas”, disseram as fontes. E a ideia seria oferecer um novo jeito de navegar pela internet.
Ao invés de clicar e digitar, o usuário poderia conversar com o navegador e pedir para ele executar tarefas – por exemplo: preencher formulários e fazer reservas em restaurantes.
Navegador da OpenAI teria a mesma base do Chrome, mas ofereceria experiência bem diferente
A base do suposto navegador da OpenAI seria o Chromium, código aberto desenvolvido principalmente pelo Google e usado em navegadores como Chrome, Edge (da Microsoft) e Opera.
A base seria igual à do navegador que você provavelmente usa hoje em dia. Mas o jeito de usá-lo seria bem diferente.
Quando você abre um navegador no computador ou celular, provavelmente clica e acessa sites, certo? Bem, no suposto navegador da OpenAI, a experiência seria parecida à de usar o ChatGPT, disseram duas fontes ouvidas pela Reuters.
Na prática, você não navegaria pela internet por meio deste navegador. A IA navegaria, executaria tarefas para você e te traria os dados e informações que deseja.
Planos (e intenções) da OpenAI
O tal navegador seria mais uma pecinha da visão geral da OpenAI: integrar seus serviços à vida pessoal e profissional dos seus usuários, disse uma das fontes ouvidas pela Reuters.
Além disso, um navegador próprio ofereceria à OpenAI um caminho mais direto à mina de ouro que sustenta o sucesso do Google: os dados dos usuários. Para você ter ideia, o ChatGPT tem mais de 500 milhões de usuários semanais, dos quais três milhões são pagantes.
Os números do Chrome são bem maiores, claro. Mais de três bilhões de pessoas usam o navegador do Google, segundo a empresa de análise da web StatCounter. Não à toa, é considerado o navegador mais usado do mundo.
No entanto, se parte considerável dos usuários do ChatGPT migrasse para o navegador da OpenAI, a empresa poderia pressionar um componente-chave da fonte de receita publicitária do Google, segundo a Reuters.
OpenAI não é a única empresa de IA com navegador nos planos
O suposto navegador da OpenAI ainda estaria no campo de lançamentos iminentes. Mas outras empresas de IA já colocaram seus produtos – com conceitos parecidos – na praça.
Uma delas é a Perplexity. Na quarta-feira (09), a empresa lançou seu navegador próprio navegador com IA, chamado Comet. Ele funciona com o mecanismo de busca e assistente de IA da empresa, claro.
O assistente de IA fica na barra lateral do navegador. Ele resume e explica conteúdos da tela, além de executar tarefas para os usuários, como enviar e-mails e agendar compromissos (conceito parecido, lembra?).
Outras duas startups de IA – Brave e The Browser Company – também já lançaram suas próprias versões de navegadores com IA. O apelo desses é a capacidade não só de navegar pela internet, mas de resumir a enxurrada de conteúdo nela.
O post Acabou para o Chrome? OpenAI deve lançar navegador em breve apareceu primeiro em Olhar Digital.