A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (10) a Operação Só Oficial. Os trabalhos são contra os responsáveis por um golpe aplicado a partir de sites falsos de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
Segundo as investigações, mais de 35 mil candidatos de diversos estados brasileiros teriam sido enganados pelos criminosos e o prejuízo total é de pelo menos R$ 3 milhões. A Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados.
Sites falsos teriam sido divulgados em anúncios patrocinados nas redes sociais
De acordo com a PF, os golpistas criaram portais similares ao do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estes sites teriam sido divulgados a partir de anúncios patrocinados nas redes sociais.
O esquema aconteceu durante o período oficial de inscrições do Enem 2024, entre 27 de maio e 14 de junho daquele ano. Um dos sites falsos era o “inscrição-2024.com”, que trazia toda a identidade visual do MEC/Inep com o objetivo de enganar os estudantes.
Ainda segundo as investigações, os candidatos acreditavam que estavam realmente se inscrevendo para o exame e realizavam pagamentos via Pix que eram direcionados para uma conta bancária vinculada a uma empresa privada. Além do prejuízo financeiro, as vítimas acabavam sendo eliminadas do Enem 2024, uma vez que não realizaram a inscrição oficial para as provas.
Leia mais
10 prompts do ChatGPT para estudar para o Enem em 2025
Como a IA pode mudar o Enem em breve
Golpes e fraudes digitais trazem prejuízo além do óbvio
Cuidados para evitar cair em golpes
Lembrando que a realização da inscrição para o Enem e o pagamento de valores somente pode ser feito no site oficial da prova.
Por conta disso, os estudantes devem conferir se o site acessado é mesmo o oficial do Gov.br.
Outro cuidado é sempre verificar se sua inscrição foi validada.
A prova é aplicada pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes no final do ensino médio.
Ela serve como porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser utilizado para acesso a programas de financiamento estudantil como o Fies.
As inscrições para a edição deste ano já terminaram e as provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.
O post Enem: mais de 35 mil estudantes foram vítimas de golpe do site falso apareceu primeiro em Olhar Digital.