A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora intestinal que compromete a saúde do sistema digestivo e do organismo como um todo. Mas você sabia que, durante as férias, aumenta a chance de surgimento ou agravamento desse problema, por conta de mudanças nos hábitos alimentares e na rotina?
O alerta é dos coloproctologistas Danilo Munhoz e Aline Amaro, que explicam que é preciso atenção redobrada para os cuidados durante esse período. Afinal, a condição, se aparecer, pode causar diversos problemas.
Leia também
Exercício melhora a microbiota intestinal. Saiba em quanto tempo
Microbiota intestinal afeta saúde do cérebro, diz estudo brasileiro
Ouro branco: alimentos que reforçam a saúde intestinal e imunidade
Você sabe qual é a melhor gordura para a microbiota intestinal?
“A disbiose ocorre quando há uma alteração na composição da microbiota intestinal, com redução das bactérias benéficas e aumento das patogênicas. Isso pode desencadear diversos sintomas gastrointestinais e até impactar na imunidade”, diz Danilo Munhoz.
A seguir, conheça mais sobre a disbiose intestinal:
O que é disbiose e quais os sintomas?
A disbiose intestinal é caracterizada pelo desequilíbrio entre micro-organismos que habitam o intestino, essenciais para o bom funcionamento digestivo e para a defesa do organismo. Entre os principais sintomas estão:
Distensão e dor abdominal;
Gases em excesso;
Diarreia ou constipação;
Náuseas;
Cansaço e indisposição.
“Muitas vezes as pessoas não percebem que esses sintomas podem estar relacionados ao intestino e acabam buscando soluções rápidas por conta própria, com a utilização de medicamentos para enjoo, antiácidos, antigases e laxantes, o que pode piorar a situação”, complementa Aline Amaro.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!