O processo de eletrificação promovido pela Volkswagen começou a dar ótimos resultados. A empresa registrou um crescimento expressivo de 14,3% nas vendas globais de carros elétricos no primeiro semestre de 2025.
O desempenho foi ainda mais impressionante em países da Europa Ocidental, onde o aumento nas comercializações avançou mais de 70%. Estes resultados confirmam o domínio da marca no mercado europeu de veículos elétricos, com uma participação de 28%.
Preços mais baixos têm atraído novos compradores
O aumento expressivo os emplacamentos de modelos eletrificados é resultado de uma política agressiva de preços adotada pela VW. A empresa alemã tem oferecido descontos para atrair novos clientes no mercado europeu. Essa estratégia ainda permite que a marca cumpra as metas de emissões de dióxido de carbono (CO₂) impostas pela União Europeia.
No primeiro trimestre do ano, os modelos ID.4 e ID.5 foram os elétricos mais vendidos pela Volkswagen. No total, foram 43.700 unidades comercializadas entre janeiro e março. Na sequência, aparece o ID.3, com 28.100 carros vendidos no mesmo período.
A Volks ainda projeta novos lançamentos de carros elétricos até 2027. Segundo a fabricante, os modelos eletrificados já são rentáveis, embora as margens de lucro ainda sejam menores do que as dos veículos a combustão.
Leia mais
Nova ‘Kombi’ da VW é o canivete suíço dos carros
Volkswagen avança em robotáxis com testes do ID.Buzz AV
Volkswagen tem um grande desafio pela frente, segundo relatório
Aumento das vendas também nos EUA, mas queda no mercado chinês
Além da Europa, a Volkswagen também teve destaque no mercado dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025.
Em território norte-americano, as vendas de eletrificados da VW aumentaram 24%.
Por outro lado, as comercialização da marca alemã caíram 34% na China.
Este resultado pode ser explicado pelo forte desempenho das fabricantes chinesas, em especial a BYD.
O post Vendas de carros elétricos crescem e Volkswagen ‘domina’ Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.