Mais uma empresa de tecnologia está demitindo para focar na IA

A Recruit Holdings anunciou nesta sexta-feira (11) que irá demitir cerca de 1.300 funcionários nos próximos dias. A empresa japonesa é a controladora dos portais Indeed e Glassdoor, que atuam conectando quem busca emprego e quem está contratando.

Os desligamentos fazem parte de um processo de reestruturação que prevê o maior uso da inteligência artificial para algumas funções. A ideia é que a IA acelere processos e garanta uma maior experiência para os usuários dos sites.

Funcionários serão substituídos pela IA (Imagem: VesnaArt/Shutterstock)

IA vai simplificar operações da empresa

A onda de demissões afetaria principalmente funcionários que vivem nos Estados Unidos. Divisões de tecnologia, RH e sustentabilidade das duas empresas promoverão os cortes, de acordo com memorando interno da Recruit Holdings.

O documento destaca que a inteligência artificial pode ajudar as pessoas a encontrar um emprego a cada 2,2 segundos. Além da maior velocidade, o uso da ferramenta permite “simplificar a contratação, construindo uma melhor experiência para candidatos a emprego e empregadores usando IA”.

Objetivo agora é investir mais na inteligência artificial (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

A companhia ainda destacou que a IA está mudando o mundo e que é necessário se adaptar a esta nova realidade, garantindo que os produtos ofereçam “experiências realmente excelentes para candidatos a emprego e empregadores”.

Leia mais

Novas demissões da Microsoft impactam Xbox

Microsoft vai demitir mais 9 mil funcionários

Trilhões em IA e demissões em massa: a corrida tech em números

Demissões provocadas pela chegada da IA continuam aumentando (Imagem: 4 PM production/Shutterstock)

Setor de tecnologia continua demitindo

De acordo com o rastreador independente de demissões Layoffs.fyi, foram quase 75 mil funcionários demitidos pelas principais empresas do setor de tecnologia apenas neste ano.

Em 2024, os layoffs atingiram pouco mais de 150 mil funcionários.

Até agora, abril contabiliza o maior número de demissões em um único mês, com 24.500 pessoas desligadas.

Os argumentos para justificar as demissões variam, mas estão todos de alguma forma ligados à adoção de ferramentas de inteligência artificial e à automação de processos. 

O post Mais uma empresa de tecnologia está demitindo para focar na IA apareceu primeiro em Olhar Digital.