Varizes: veja 5 dicas para cuidar dos sintomas no inverno

O inverno costuma ser associado a uma trégua nos sintomas das varizes, já que as temperaturas mais baixas favorecem a contração dos vasos sanguíneos e melhoram temporariamente o retorno venoso. No entanto, essa percepção pode ser enganosa. Mesmo durante os meses frios, é cada vez mais comum a ocorrência de dias quentes e secos em diversas regiões do país, um fenômeno climático que afeta diretamente a saúde vascular.

Leia também

Saúde

Musculação pode causar varizes? Especialista esclarece

Saúde

Saiba qual é a relação entre pés frios e pernas pesadas com varizes

Claudia Meireles

Varizes: entenda a importância do tratamento e veja como prevenir

Saúde

Varizes pélvicas: entenda as causas, sintomas e tratamento

“As pessoas tendem a relaxar os cuidados com as pernas no inverno porque acreditam que a estação é menos agressiva para quem tem varizes. Mas a realidade é que as oscilações de temperatura, especialmente os episódios de calor súbito e o tempo seco, podem agravar ou antecipar sintomas como dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas”, explica a cirurgiã vascular e CEO da franquia Vascularte, Camila Kill. Para ajudar a tratar os sintomas das varizes, a especialista elencou cinco cuidados que devem ser mantidos também no inverno para preservar a saúde das pernas.

Como driblar os sintomas das varizes?

1. Use meias de compressão regularmente

Apesar da menor sensação de desconforto em dias frios, as meias de compressão continuam sendo aliadas importantes na prevenção e no controle da insuficiência venosa. “O frio pode mascarar os sintomas, mas o problema continua presente. O uso contínuo das meias ajuda a manter o retorno venoso eficiente mesmo quando o paciente não sente dor ou inchaço”, orienta a médica.

2. Mantenha-se hidratado, mesmo no frio

Com a redução da sensação de sede durante o inverno, é comum que a ingestão de água diminua. No entanto, a hidratação é fundamental para preservar a elasticidade dos vasos sanguíneos e evitar a piora dos sintomas. “O ar seco aumenta a perda de líquidos pela respiração e pele. Hidratação inadequada pode deixar o sangue mais viscoso, dificultando a circulação”, explica Camila.

Leia a lista de dicas completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!