Com a inflação, quanto custaria hoje uma Brasilia dos anos 70?

Na lista de grandes clássicos do automobilismo nacional, a Brasilia ocupa um lugar especial no meu coração. Não somente porque foi o carro do meu pai durante toda minha infância, mas porque ela representou a força da nossa indústria.

O veículo nasceu em junho de 1973 pelas mãos de projetistas brasileiros, com destaque para o designer Marcio Lima Piancastelli. A Volkswagen ainda ocupava a liderança de mercado com o seu Fusca, mas sabia que o tradicional modelo já estava ficando ultrapassado.

Leia mais

Com a inflação, quanto custaria hoje um Celta dos anos 2000?

Vendas de carros elétricos crescem e Volkswagen ‘domina’ Europa

Com a inflação, quanto custaria hoje um Renault Clio de 2001?

O comando da montadora deu liberdade aos seus funcionários para criarem algo novo e foi nesse contexto que surgiu a Brasilia (que não tem acento mesmo, diferentemente da nossa capital federal).

A aposta foi acertada. O carro competiu com outros gigantes, como o Chevrolet Chevette e o Dodge 1800, e, mesmo assim, foi um campeão de vendas. Para você ter uma ideia, só em 1975, foram comercializadas 126 mil unidades no país. O sucesso foi tão grande que a Brasilia acabou sendo exportada para Portugal, Colômbia, Chile, Filipinas, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Uruguai e Nigéria.

Ao todo, foram vendidas mais de 1 milhão de Brasilias nos quase 10 anos de produção do veículo. Ele saiu de linha em 1982, quando a Volks decidiu investir seus esforços em outro gigante brasileiro: o Gol.

Uma das principais características da Brasilia era seu espaço interno gigantesco – Imagem: Divulgação/Volkswagen

Algumas curiosidades sobre o modelo

O nome escolhido enfatizava as origens nacionais do projeto e agradava o então governo militar, que vivia patrocinando campanhas ufanistas.

O carro tem a aparência de uma pequena perua, tanto que a imprensa chamava os primeiros protótipos de “mini-Variant”.

Apesar de ter a mesma distância entre-eixos do Fusca (2,40 m), a Brasilia tinha um espaço interno muito maior, uma cortesia da carroceria que abusa das linhas retas.

O motor original era um 1.3, mas logo foi trocado pelo 1.6 e, assim como no Fusca, ficava na traseira e gerava 60 cavalos, uma marca até considerável na época.

Isso entregava uma velocidade máxima de cerca de 130 km/h, além de um 0-100 km/h em 25 segundos.

A Brasilia ajudou a consolidar a visão do público de que a Volkswagen faz carros fortes.

O modelo tinha uma impressionante robustez mecânica, quebrava pouco e você ainda vê algumas unidades circulando por cidades do interior do país.

Uma curiosidade é que a Volks lançou também uma versão de quatro portas, mas ela vendeu pouquíssimo.

Isso por causa do gosto do consumidor brasileiro da época, que tinha preferência apenas por carros de duas portas.

As linhas retas eram algo bastante comum nos veículos desse época – Imagem: Helissa Grundemann/Shutterstock

A Brasilia, por fim, também virou objeto de uma das músicas mais famosas dos anos 90: “Pelados em Santos”, do grupo Mamonas Assassinas.

Você provavelmente já deve ter cantado em algum karaokê os versos que falam na “Brasilia amarela com rodas gaúchas”.

A Brasilia aparece até mesmo no seriado mexicano Chaves!

Pois é: ela é o carro do seu Barriga.

Isso aconteceu porque o veículo fazia muito sucesso à época das gravações no México: entre 1974 e 1982, foram fabricadas mais de 72 mil Brasilias no nosso distante vizinho latino.

Quanto custaria uma Brasilia hoje?

Algumas pesquisas na internet apontam que o modelo custava quase Cr$ 20.741,00 em junho de 1973. A projeção desse valor para os dias atuais não é simples, uma vez que estamos falando de moedas diferentes: o cruzeiro e o real.

A Calculadora do Cidadão, do Banco Central, porém, resolve esse problema. Vale destacar que a ferramenta não consegue corrigir esse valor pelo IPCA, a inflação oficial do país, pois o índice surgiu apenas em 1979.

O cálculo, então, foi feito tendo como base o IGP-DI/FGV. E, nesse caso, os Cr$ 20.741,00 se equiparam hoje a impressionantes R$ 127.883,12!

Imagem: Reprodução/Banco Central

É o que sempre falamos aqui: carro nunca foi algo barato no Brasil. E a clássica Brasilia ajuda a reforçar essa tese.

Quer saber quanto custaria algum outro produto antigo hoje em dia? Deixe sua sugestão nos comentários! Para isso, basta entrar para o Clube Olhar Digital!

O post Com a inflação, quanto custaria hoje uma Brasilia dos anos 70? apareceu primeiro em Olhar Digital.