O CrossFit combina exercícios de diferentes modalidades e pode trazer diversos benefícios, como ganho de massa muscular, melhora do condicionamento físico e aumento da capacidade respiratória.
Para quem está começando, algumas orientações podem fazer diferença na adaptação ao treino. A especialista em treinamento de força pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Enya Tiemi, destaca três dicas para quem quer iniciar na prática com mais segurança e eficiência. Confira:
Veja três dicas para iniciar no CrossFit
1 – Combine o treino com hábitos saudáveis
Assim como no início de qualquer prática de exercícios físicos, é importante que hábitos saudáveis acompanhem o processo.
“Cuide da alimentação, encaixe o descanso na sua rotina e mantenha a constância desses hábitos. Treinar, comer e descansar estão atrelados para se chegar ao resultado esperado. Procure um profissional especializado para lhe ajudar no processo”, disse Enya.
Leia também
Crossfit gera mais risco de lesão no corpo? Ortopedista esclarece
Crossfit, musculação ou calistenia? Entenda qual é a melhor opção
Nutricionista indica 4 carboidratos para comer antes de fazer crossfit
Musculação, corrida ou crossfit: qual dá mais vontade de transar?
2 – Aproveite as etapas
É comum, nas primeiras aulas, que os treinos incluam cargas leves, distâncias menores nas corridas e mais tempo de descanso. Tudo isso é parte do processo de adaptação e aprendizado.
“Aproveite o início para entender como cada WOD (treino do dia) funciona, como os movimentos de LPO (levantamento de peso olímpico) e ginástica demandam técnica e treino em sua construção. Não se compare e mantenha a constância para em breve ver sua performance melhorar e você estar mais próximo do seu objetivo. Ouça seu coach e tenha paciência e persistência”, aconselha.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!