Com estruturas que remontam ao século 17, histórias religiosas e praias que contrastam formações rochosas e a vegetação proeminente da região, a Serra da Arrábida, em Portugal, compõe uma opção de viagem menos óbvia no roteiro de verão europeu.
Há atrativos para todos os gostos: história militar, turismo natural, arqueológico e várias praias para relaxar, desde as bem movimentadas até destinos desertos. O local fica a cerca de 50 km de Lisboa, abrangendo os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
As praias da Serra da Arrábida
As águas límpidas costumam ser um dos grandes atrativos para o turismo no verão, que é bastante quente na região. Um dos destinos praianos mais movimentados – e com mais estrutura para visitantes – é a Praia da Figueirinha, a cerca de 9 km de Setúbal.
Junto à faixa extensa de areia, que varia conforme a maré, há balneários, bares e restaurantes. É um ponto interessante, já que fica próximo de outras atrações, como o Forte de Santiago do Outão e a Praia dos Galapos.
Praia da Figueirinha tem mais estruturaAabasch/Wikimedia Commons
Já as praias dos Galapos e Galapinhos são o oposto, com menor faixa de areia e muita vegetação. Para chegar até elas, é preciso percorrer uma trilha íngreme de 2 km, mas a recompensa é a paisagem quase intocada e águas mais tranquilas.
A Praia do Creiro, também de águas calmas, é uma opção para compor uma viagem integrando outras atividades além do mergulho e banho de sol, como o snorkel e caiaque no local. Fica próximo ao Forte da Arrábida e ao parque natural homônimo, com opções de bares e restaurantes.
Quem passa por lá também vê de perto a Pedra da Anicha, uma pequena ilhota frente às águas, e o Monte Branco, além da Estação Arqueológica do Creiro, com ruínas remanescentes do período romano.
Praia do CreiroPemanuelp/Wikimedia Commons
Entre a Praia do Creiro e dos Galapinhos fica uma joia escondida entre as formações rochosas: a Praia dos Coelhos. Ela é mais deserta, com areias avermelhadas e acesso por trilhas sem sinalização. O ideal é percorrê-las com uso de GPS ou algum guia que conheça bem a região.
Há, porém, alguns pontos a se ter em mente quando chegar à Serra: de junho a setembro, algumas regiões entre as praias da Figueirinha e do Creiro não podem ser percorridas de carro, somente transportes públicos e veículos autorizados – além, é claro, da opção de chegar a pé ou de bicicleta.
Conhecendo além das praias
Para quem busca algo na Serra da Arrábida que não seja a faixa de areia ou o mar, há ainda várias atrações.
A Lapa de Santa Margarida é uma delas: a 22 km de Setúbal, o local rodeado de árvores esconde uma gruta feita pela ação das ondas do Oceano Atlântico. Embora um pouco corroído, o local serve de altar para quem quer realizar oferendas à Santa Margarida, padroeira das grávidas e a quem é atribuída a gruta, ainda que sua imagem não esteja mais por lá.
Convento da ArrábidaVera Rosa/Wikimedia Commons
A história religiosa da Arrábida está no próprio nome da serra, que, dizem, viria do árabe e significa “local de oração”. Para quem quer se aprofundar, o Convento da Nossa Senhora da Arrábida fica a duas horas de caminhada da gruta. O programa não é para todo mundo, já que o acesso é a pé com lances de escadas estreitas.
Fortes da Serra
Os Fortes da Arrábida, de Santiago de Sesimbra e do Outão são um conjunto construído após o final da Guerra da Restauração para defender a costa em uma linha contínua. Se a ideia é visitar resquícios históricos, um itinerário somente com essas construções militares é extremamente válido.
Forte de Santiago do OutãoDiego Delso/Wikimedia Commons
O primeiro, como o nome já diz, é destinado à Nossa Senhora da Arrábida, bem próximo da praia de Portinho da Arrábida, podendo ser visitado a pé. Dentro ainda há o Museu Oceanográfico e o Centro de Biologia Marinha, além de uma estátua de Nossa Senhora.
O Forte de Santiago de Sesimbra, ao norte do forte de Santa Maria, e o Forte do Outão, ao sul, são opções mais afastadas: o ideal é ir até lá de carro, já que o percurso todo leva 40 km.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro