Enquanto a taxa de juros está em 15% ao ano, os analistas de mercado que participam do Boletim Focus estimam que a inflação vai fechar este ano em 5,17%. Isso representa uma leve queda em relação à semana anterior, quando a projeção era de 5,18%. O boletim foi divulgado nesta segunda-feira, 14.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Apesar das consecutivas quedas, a inflação ainda segue acima do teto da meta, de 4,5%. Para 2026, a projeção da inflação é de 4,5% ao ano, porcentual que vem sendo mantido há nove semanas.
A inflação vem acumulando quedas desde que o Comitê de Política Monetária (Copom) começou a aumentar a taxa de juros, justamente para frear a alta de preços que disparou no governo Lula, em razão do excesso de gastos públicos e da falta de limite de gastos, além da conjuntura internacional.
Atualmente, a taxa de juros está em 15%, a maior desde 2006. Foram sete altas consecutivas da Selic. Para os analistas do Focus, a taxa de juros vai fechar o ano em 15%; em 2026, o índice será de de 12,5%.
Além de juros e inflação: Focus projeta PIB igual e queda no dólar
Em relação ao crescimento da economia, os analistas mantiveram a projeção de 2,23% para este ano. Para 2026, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será de 1,89%, ante 1,86% projetado na semana passada.
Para o câmbio, a projeção é de que o dólar feche o ano valendo R$ 5,65, ante a projeção de R$ 5,70 na semana passada.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.
O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
O post Com juros a 15%, mercado projeta nova queda na inflação apareceu primeiro em Revista Oeste.