Como os cabos submarinos são produzidos?

Os cabos submarinos são responsáveis ​​pela transferência de 99% de todos os dados digitais do mundo. Atualmente, há 1,4 milhão de quilômetros destas estruturas, que estão espalhadas por todos os oceanos do planeta.

Estas redes são consideradas fundamentais para manter a conexão global. Mas você sabe como estes cabos são produzidos e, principalmente, como ocorre o processo de instalação destes materiais no fundo do mar?

Cabos submarinos são vitais para nossas comunicações (Imagem: Norimoto/Shutterstock)

Estruturam dependem de processos complexos

De acordo com reportagem do The New York Times, fabricar cabos submarinos de alta capacidade é algo difícil e demorado. Para formar os núcleos que conduzem eletricidade por estas estruturas, até 161 fios de cobre ou alumínio precisam ser enrolados juntos.

Nas fábricas, esses fios – geralmente três por cabo – são envoltos em isolamento de polietileno, revestidos de plástico e chumbo e blindados com uma bainha de metal. Além disso, é mais eficiente fazer os cabos se eles estiverem pendurados verticalmente.

Estruturas atravessam oceanos (Imagem: Afa/Shutterstock)

Depois de encerrada esta primeira fase, enormes navios transportam os cabos até os locais onde eles serão instalados. Trincheiras são cavadas no mar para abrigar as redes, servindo como uma proteção contra acidentes ou até sabotagens.

Por fim, um veículo controlado remotamente garante que os cabos estejam devidamente instalados e na rota planejada. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, motores potentes e um sofisticado sistema de orientação ajudam o barco a manter sua posição enquanto o trabalho é realizado.

Leia mais

Nova tecnologia promete proteger cabos submarinos

Brasil propõe criação de cabo submarino do BRICS

Ataque a cabos submarinos ameaçam 95% da internet global

Tarifas de Trump sobre o alumínio encarecem a produção dos cabos (Imagem: Hasbul Aerial Stock/Shutterstock)

Tarifas de Trump podem impactar o setor

Apesar da importância dos cabos, existem muitos desafios para este mercado.

Em primeiro lugar, é raro que novas empresas surjam para oferecer o serviço.

Isso acontece devido a existência de uma barreira de entrada importante neste ramo, sendo necessária uma grande quantia em dinheiro e o desenvolvimento de técnicas modernas para as operações.

Por outro lado, o aumento do número de falhas no sistema, muitas causadas por sabotagem, exige a criação de sistemas cada vez mais criativos para antecipar os riscos e garantir um reparo rápido das estruturas.

Por fim, as tarifas de 50% sobre o alumínio impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encarecem a produção dos cabos submarinos.

O post Como os cabos submarinos são produzidos? apareceu primeiro em Olhar Digital.