Qual a diferença entre Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3?

Na hora de escolher um equipamento para comprar, como um smartphone ou tablet, é normal que o usuário leve em consideração o processador. Nesta área, o chip Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 estão entre os mais utilizados.

Apesar disso, será que você sabe quais são as diferenças entre eles? Nas linhas a seguir, vamos apresentar diversos detalhes sobre cada um dos componentes. 

O que são e para que servem os hardwares Snapdragon 8 Elite for Galaxy e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3?

Os dois hardwares são chips responsáveis por realizar o processamento de várias ações dentro de um aparelho eletrônico. Em celulares, por exemplo, eles funcionam como o coração do dispositivo, pois organiza e faz as ações necessárias do sistema operacional. 

Leia mais:

Samsung Galaxy Z Flip 7 vs. Z Flip 6: o que muda nos celulares dobráveis?

O que muda entre o Galaxy Z Flip 6 e o Galaxy S24?

Samsung pode estar com problemas na linha Galaxy dobrável

Eles trabalham no gerenciamento do sistema, conexão com a internet, renderização de gráficos, segurança, recursos de inteligência artificial (IA) e até nas câmeras.

Vale destacar que para se diferenciar de outros processadores, os chips Snapdragon, da Qualcomm, contam com uma excelente eficiência energética, alto desempenho, carregamento mais ágil, Wi-Fi com maior velocidade, conexões 5G e outras vantagens que aprimoram a experiência do usuário no dia a dia. 

Processador da Qualcomm – Imagem: Angga Budhiyanto / Shutterstock

O Snapdragon 8 Elite for Galaxy é o chip desenvolvido para equipar os celulares da linha Galaxy S25, lançados pela Samsung em janeiro de 2025, e o recente Z Fold 7 (SM8750-AB).

Já o Snapdragon 8 Gen 3 chegou ao mercado em outubro de 2023 com foco em turbinar a inteligência artificial e ganhos que na época chegavam a 30%. Ele equipa diversos smartphones e tablets com o sistema operacional Android premium de 2024, como o Galaxy Z Flip 6, da Samsung, e o ROG Phone 8 Pro, da Asus. 

Vale destacar também que, no início de julho de 2025, a Qualcomm revelou duas novas variantes do Snapdragon 8 Gen 3, as versões SM8650-Q-AB e SM8650-Q-AA. Elas possuem especificações reduzidas, já que vêm somente com seis núcleos de CPU. O modelo padrão tem oito núcleos. 

Especula-se que as variantes devem equipar aparelhos intermediários premium que não precisam do máximo de desempenho, mas que conseguem captar as vantagens da arquitetura de última geração. Dessa forma, agora há cinco variantes do Snapdragon 8 Gen 3, pois o modelo ainda conta com a versão “for Galaxy” e a subdimensionada que é usada no celular Honor 400 Pro. 

Conheça o Snapdragon 8 Elite for Galaxy

Snapdragon 8 Elite for Galaxy – Imagem: Divulgação/Qualcomm

Esta é uma versão especial do chip da Qualcomm, desenvolvido especialmente para os aparelhos topo de linha da Samsung – atualmente, a linha S25 e o Z Fold 7. Ele conta com oito núcleos Oryon colocados em uma configuração de 2 + 6, com velocidades altas. Inclusive, ele pode atingir 4,47 GHz em rapidez, um aumento de 150 MHz em relação ao modelo padrão, o que pode dar mais agilidade em algumas tarefas exigentes. 

Além disso, o modelo conta com a GPU Adreno e Hexagon NPU da Qualcomm, o que ajuda a melhorar as funcionalidades de IA. Destaque também para o suporte global ao novo Wi-Fi 7, o Bluetooth 5.4, com as tecnologias Qualcomm FastConnect 7800 e o sistema Snapdragon X80 Modem-RF, o qual proporciona uma rede 5G com maior estabilidade. 

O componente ainda vem com o Filtro Espaço-Temporal (STF) no Qualcomm Spectra ISP para possibilitar a gravação de vídeo em local com uma iluminação reduzida, o que garante maior nitidez nas imagens. Isso, conforme a Qualcomm, pode ser observado principalmente em capturas realizadas em 8K a 30 fps. 

Também foi feito o ajuste na tela por meio do ProScaler, que está presente nos modelos Galaxy S25 Plus e Galaxy S25 Ultra e trabalha para melhorar ainda mais a qualidade da imagem que está em uma menor resolução. Para isso, utiliza inteligência artificial e o recurso Imagem Natural Digital Móvel (mDNIe). 

Conheça o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

Snapdragon 8 Gen 3 – Imagem: Divulgação/Qualcomm

O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 vem com oito núcleos distribuídos em uma configuração de grupos de 1+5+2. Em sua composição, ele conta com um núcleo Cortex-X4 que tem o máximo de desempenho, cinco Cortex-A720 de alto desempenho e dois Cortex-A530 que entregam uma excelente eficiência.

No quesito velocidade, o Cortex-X4 consegue chegar a 3,3 GHz, enquanto os dois A520 atingem os 2,3 GHz e os cinco A720 têm uma divisão na qual três funcionam a 3,2 GHz e dois ao 3,0 GHz. As frequências podem chegar a incríveis 400 MHz. 

O componente conta com a GPU Adreno que era a mais atual em 2023 e responsável por elevar o desempenho em relação ao processamento gráfico. O item ainda teve ganho de eficiência na época por conta dos núcleos de alto desempenho e a litografia N4P. 

O chip tem compatibilidade com o 5G Advanced (ou 5,5G), possui uma otimização por meio de IA, tem o Wi-Fi 7 Tri Band e Bluetooth 5.4 com Low Energy (LE).

Ele ainda se destaca pelo alto desempenho em inteligência artificial, graças à Unidade de Processamento Neural (NPU) Hexagon melhorada para aprimorar os aceleradores do sistema, altas frequências, sistema de energia dedicado, mais cache e uma comunicação direta com as memórias LPDDR5X. 

O processador também entregou novidades para os gamers com a tecnologia de geração de quadros da Qualcomm, o Adreno Frame Motion Engine 2.0, a qual proporciona o dobro do FPS em jogos compatíveis de alta qualidade. Há ainda o Snapdragon Game Super Resolution que pode ser aplicado em resoluções até 8K e aprimorar as imagens. Também houve ganhos no processamento de Ray Tracing. 

Qual a diferença entre Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3?

Foto da empresa Qualcomm, uma gigante no ramo de produção de chips para mobile
Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

Snapdragon 8 Elite for Galaxy é um processador mais avançado do que o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3. Além disso, ele está disponível apenas para os aparelhos da linha S25, enquanto o outro pode ser encontrado em diferentes dispositivos. 

Para um efeito comparativo em relação à velocidade, com alguns ajustes realizados no Snapdragon 8 Elite for Galaxy, o componente ganhou até 30% em GPU, 37% em CPU e 40% em NPU, quando comparado ao Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, que foi colocado no Galaxy S24 Ultra. 

Snapdragon 8 Elite for Galaxy apresenta 5300 MHz de velocidade de RAM contra 4800 MHz do Snapdragon 8 Gen 3. Sua largura de banda de memória também é maior, sendo 85.1 GB/s contra 76.6 GB/s.

Por outro lado, o Snapdragon 8 Gen 3 leva vantagem no Cache L3 MB, com 12 MB contra 8 MB do Snapdragon Elite 8 for Galaxy. O seu TDP (Thermal Design Power) também é maior: 12,5 W contra 8,2 W.

O post Qual a diferença entre Snapdragon 8 Elite for Galaxy e o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3? apareceu primeiro em Olhar Digital.