A RoboCup 2025 – Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial – começa nesta terça-feira (15) em Salvador, capital da Bahia. O evento, realizado no Centro de Convenções, vai até a próxima segunda-feira (21). E conta com 40 delegações de diversos países. Entre eles, estão EUA, China e Japão.
A “Copa do Mundo de Robôs” vai reunir mais de dois mil competidores. E o Brasil tem a maior delegação do evento – são 45 equipes, com destaque nas modalidades de robôs domésticos e futebol de robôs.
‘Copa do Mundo de Robôs’ não é só de robôs jogando futebol
A RoboCup tem seis modalidades:
Flying Robots Demo: drones executam tarefas de maneira autônoma;
Home: robôs executam tarefas domésticas;
Industrial: robôs executam tarefas industriais;
Junior: robôs desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio;
Rescue: robôs simulam resgate de vítimas em áreas de desastre;
Soccer: robôs (humanoides ou com rodas) jogam futebol.
As Ligas Júnior (de criança e adolescentes) competem entre 17 e 19 de julho, das 9h às 19h, com finais marcadas para 20 de julho, das 9h ao meio-dia.
As Ligas Major (de adultos) também competem entre 17 e 19 de julho, mas das 9h às 21h, com finais marcadas para 20 de julho, das 9h às 14h.
Entre quinta-feira (17) e domingo (20), o evento será aberto ao público. Vai dar para acompanhar as competições das 9h às 20h.
Por mais que os ingressos sejam gratuitos, é preciso se cadastrar na plataforma Sympla. Também vai dar para se inscrever no local do evento.
A “Copa do Mundo dos Robôs” é realizada anualmente – cada ano, num país.
Leia mais:
‘Coiotes robôs’ estão protegendo áreas militares nos EUA
Como funcionam os minirrobôs que desentopem artérias
5 melhores robôs aspiradores em custo-benefício para 2025
Ai-Da: o robô artista que cria obras com IA
O robô humanoide Ai-Da foi criada em 2019 por uma equipe de especialistas em inteligência artificial (IA) das universidades de Oxford e Birmingham. O grupo foi liderado por Aidan Meller, especialista em arte moderna e contemporânea.
A aparência de Ai-Da é uma mistura equilibrada entre o humano e o robótico. Seu rosto é expressivo e realista, com olhos e cabelo castanhos. Já os braços possuem metal exposto e podem ser trocados, dependendo da forma de arte que está sendo praticada.
Seu nome foi inspirado em Ada Lovelace, a primeira programadora de computadores do mundo. Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post RoboCup 2025 começa em Salvador nesta terça-feira, 15 apareceu primeiro em Olhar Digital.