Cientistas da NASA e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) testaram um modelo experimental da aeronave supersônica X-59. A equipe colocou o protótipo em um túnel de ventos ultrarrápidos em um laboratório em Chofu, no Japão, para testar o barulho emitido pela nave.
A X-59 foi projetada para voar mais rápido que a velocidade do som sem causar um grande estouro sônico — fenômeno comum em naves que quebram a barreira do som. Ao invés de uma grande explosão, o avião deverá fazer um barulho de “murro”, causando menos incomodo para as pessoas que estão no solo.
Pesquisadores tiveram que diminuir a aeronave
O modelo oficial da X-59 tem 30,3 metros de comprimento e uma envergadura (a distância entre a ponta das asas) de 9 metros. Porém, o túnel de vento só tem 3 metros de comprimento por 3 de largura.
Para viabilizar os testes, a equipe construiu um protótipo em escala reduzida, com apenas 1,62% do tamanho original. A versão em miniatura da aeronave mede 48 centímetros de comprimento.
Os pesquisadores submeteram esse pequeno aeromodelo a ventos supersônicos em velocidade de Mach 1,4 – cerca de 1.500 km/h. Essas condições simularam a velocidade planejada para o X-59 oficial. Os testes permitiram que a NASA coletasse dados para comparar os resultados reais com os adquiridos em modelos de computador, usados para entender como a ar flui pela aeronave.
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NASA pretende desenvolver aeronave supersônica silenciosa
Este experimento marca a terceira rodada de testes do modelo X-59 em túneis de vento. A aeronave faz parte da missão Quesst, da NASA, que busca desenvolver tecnologia para voos supersônicos com impacto sonoro mínimo, eliminando os estrondos típicos desse tipo de velocidade.
Os equipamentos estão sendo produzidos em parceria com a multinacional Lockheed Martin, empresa que desenvolve produtos para as indústrias aeroespacial e de defesa.
Ao final da missão, a NASA pretende fornecer tecnologia para aviões supersônicos mais silenciosos capazes de serem operados comercialmente, sem causar perturbações às pessoas abaixo do avião. A aeronave X-59 está em fase final de testes e seu primeiro voo está previsto ainda para este ano.
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