Bactéria mortal está se tornando resistente aos antibióticos

A febre tifoide é uma doença infecciosa grave causada pela bactéria Salmonella Typhi. Ela é transmitida principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo mais comum em áreas com más condições sanitárias e higiene deficiente. 

Hoje, cerca de 70% de todos os casos são identificados no Sul da Ásia. No entanto, cientistas têm identificado o avanço da bactéria para outras partes do mundo. E pior: ela está ficando mais resistente aos medicamentos.

Doença infecciosa é considerada um problema de saúde pública em países de baixa e média renda (Imagem: luchschenF/Shutterstock)

Nova cepa é mais resistente aos antibióticos

A única forma de tratar a febre tifoide é a partir de antibióticos. O problema é que, nas últimas três décadas, a bactéria responsável pela doença tem se tornado mais resistente aos medicamentos. Atualmente, apenas a azitromicina ainda é eficaz, mas isso pode não durar muito mais tempo.

Nos últimos anos, um grupo de pesquisadores sequenciou os genomas de 3.489 cepas da Salmonella Typhi e identificou um aumento expressivo da presença de uma cepa mais resistente aos antibióticos. A análise envolveu bactérias contraídas entre 2014 e 2019 no Nepal, Bangladesh, Paquistão e Índia.

Doença é causada pela bactéria Salmonella Typhi (Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock)

Além disso, os cientistas descobriram que esta cepa pode se espalhar em um ritmo muito rápido. Embora a grande maioria dos casos continue restrita ao Sul da Ásia, já foram identificados pelo menos 200 infecções em outras partes do planeta, inclusive no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

A velocidade com que cepas altamente resistentes de Salmonella Typhi surgiram e se espalharam nos últimos anos é um motivo real de preocupação e destaca a necessidade de expandir urgentemente as medidas de prevenção, particularmente em países de maior risco.

Jason Andrews, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Stanford

Leia mais

Vacina contra febre tifoide mostra eficácia na proteção de crianças

Tomate pode ser aliado no tratamento de intoxicação alimentar e febre tifoide

Mais mortes! EUA registram novos casos de tifo transmitido por pulgas

Já existe uma vacina eficaz contra a febre tifoide (Imagem: chemical industry/Shutterstock)

Vacinação é a melhor forma de evitar futuros surtos da doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20 milhões de novos casos de febre tifoide sejam registrados anualmente em todo o mundo.

Já o número de mortes por ano pode chegar a marca de 161 mil.

A maioria dos óbitos ocorre em pessoas desnutridas, crianças e idosos. 

De acordo com os cientistas, a melhor forma de evitar possíveis surtos futuros da doença é promovendo uma ampla vacinação.

O Paquistão, um dos países com maior número de casos da bactéria, já oferece imunizantes para a sua população.

No entanto, isso pode não ser o suficiente para evitar o espalhamento de cepas mais resistentes da febre tifoide nos próximos anos.

As informações são do portal ScienceAlert.

O post Bactéria mortal está se tornando resistente aos antibióticos apareceu primeiro em Olhar Digital.