A Raízen Energia anunciou o encerramento das atividades na Usina Santa Elisa, situada em Sertãozinho (SP), e disse ter firmado acordos para a venda de até 3,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar a outras usinas da região, o que pode gerar cerca de R$ 1,045 bilhão. A operação deixou cerca de dois mil funcionários sem trabalho.
O grupo São Martinho, um dos mais importantes do Brasil, anunciou a aquisição de parte dos ativos biológicos e direitos da Raízen referentes à Usina Santa Elisa.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
No comunicado assinado por Felipe Vicchiato, diretor financeiro e de relações com investidores da São Martinho, a companhia informou que assumirá aproximadamente 10.600 hectares de cana-de-açúcar.
O grupo São Martinho pretende ampliar sua base de matéria-prima na região de Pradópolis (SP).
Já a Raízen informou que usará os valores obtidos com a venda para diminuir seu endividamento. A empresa não disse qual é o valor total das dívidas.
A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Sindicato negociou acordo com a usina
Quando questionada pelo portal G1 e pela EPTV sobre o número de trabalhadores presentes na usina e possíveis remanejamentos, a assessoria da Raízen informou que não divulgará esses dados neste momento.
O sindicato que representa a categoria comunicou que segue apurando quantos funcionários serão atingidos, mas calcula que ao menos 2 mil pessoas podem ser impactadas.
Leia também: “O banquete da burocracia”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 277 da Revista Oeste
Nesta quarta-feira, 16, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Açúcar, da Alimentação e Afins de Sertãozinho e Região fechou um acordo com a Raízen para garantir os acertos aos trabalhadores demitidos da Usina Santa Elisa.
De acordo com o sindicato, o encerramento das operações impacta diretamente trabalhadores de Sertãozinho e de municípios vizinhos.
Pelas redes sociais circulam vídeos em que ex-funcionários lamentam o fechamento da usina.
Usina Santa Elisa, tradicional no interior de SP, quebrou, deixando até 2.000 desempregados. Segundo a Raizen, faz parte de uma reestruturação de negócios. pic.twitter.com/p1KGhAnImN
— Rafael Fontana (@RafaelFontana) July 16, 2025
O post Raízen fecha usina no interior de São Paulo e demite cerca de dois mil funcionários apareceu primeiro em Revista Oeste.