Beba água! Esse sensor avisa se você está desidratado

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin desenvolveram um sensor vestível inovador, capaz de monitorar os níveis de hidratação em tempo real, funcionando como uma espécie de “luz de alerta” para o corpo.

O dispositivo, que se prende ao bíceps, utiliza uma corrente elétrica imperceptível para medir a bioimpedância — um indicador da quantidade de água no corpo.

Como a água é um bom condutor elétrico, tecidos desidratados oferecem maior resistência à passagem de corrente, permitindo que o sensor detecte mudanças sutis nos níveis de hidratação.

O sensor usado no teste foi fixado no bíceps, mas os pesquisadores dizem que outros sensores poderiam ser desenvolvidos para funcionar em outras partes do corpo – Imagem: Universidade do Texas

Tecnologia pode ser maneira eficaz de evitar desidratação

Os dados coletados pelo sensor são enviados continuamente e sem fio a um aplicativo de smartphone, que permite o monitoramento contínuo da hidratação.

Em testes, voluntários foram submetidos à desidratação induzida por diuréticos, e os resultados obtidos pelo sensor mostraram forte correlação com análises químicas de urina, validando sua precisão.

O dispositivo tem grande potencial para auxiliar pessoas expostas a riscos de desidratação, como atletas, socorristas, bombeiros, policiais e soldados — especialmente aqueles que trabalham sob calor intenso ou vestem roupas pesadas.

Além disso, pode ser usado em ambientes médicos para monitorar pacientes com doenças renais, cardiovasculares ou outras condições sensíveis à hidratação.

Leia mais:

Qual é o gosto da água?

Água oxigenada é base de nova tecnologia da USP para purificar água

Por que a água tem cores diferentes pelo mundo?

Tecnologia portátil desenvolvida nos EUA usa bioimpedância para alertar usuários sobre desidratação em tempo real – Imagem: Yuri Arcurs/Freepik

Novos testes a caminho

A próxima etapa da pesquisa inclui testes em uma população maior para estabelecer parâmetros de hidratação e o desenvolvimento de novos formatos do sensor.

A líder do estudo, Nanshu Lu, já trabalha com tecnologias similares, como tatuagens eletrônicas para monitoramento de suor, e acredita que esses dispositivos poderão ser adaptados para diferentes necessidades.

Segundo ela, o objetivo final é tornar o monitoramento da hidratação algo simples, contínuo e acessível para todos. O estudo foi publicado na revista PNAS.

Novo sensor indica quando você precisa beber água (Imagem: Yurii Yarema/iStock)

O post Beba água! Esse sensor avisa se você está desidratado apareceu primeiro em Olhar Digital.