É comum que as pessoas que tenham um celular com um chip em funcionamento recebam diversas ligações de números desconhecidos. Muitas dessas chamadas são de operadoras e outras empresas com o objetivo de vender produtos.
Além disso, há algumas que são feitas por golpistas para tentar obter seus dados bancários e roubá-lo. Além disso, há aquelas em que você atende, ninguém responde e, em seguida, a ligação cai.
Essas últimas são chamadas de “robocalling”, ligações que são feitas antes de você receber uma chamada de um vendedor. A seguir, veja o porquê de elas serem feitas e para que servem.
Leia mais:
Bloqueie ligações automáticas de robôs com estas ferramentas simples
Brasileiros recebem bilhões de ligações feitas por robôs a cada mês
Conheça a tecnologia que permite visualizar o nome da empresa que está ligando
Para que serve o “robocalling”?
As chamadas “robocalling” têm como objetivo testar se a sua linha está realmente ativa para que então um vendedor possa entrar em contato com você e lhe oferecer algum produto.
O “robocalling” funciona da seguinte forma: um servidor liga de forma automática para milhares de números de telefone e registra se as ligações foram atendidas ou não. Quando a chamada é atendida, ele a salva em um registro e depois envia para os responsáveis por realizar o contato real.
Essa é uma prática também realizada por call centers, mesmo com pessoas por trás do processo. Neles, o robocalling faz ligações e o funcionário apenas observa o número sendo discado de maneira aleatória e, depois, dá início à venda. Isso justifica o motivo pelo qual às vezes você recebe uma chamada em cima da outra apesar de já ter afirmado que não tem interesse.
Veja como ignorar essas chamadas no iPhone e evitar ser incomodado
Se você tem um iPhone que contará com o iOS 26, a notícia boa é que tem como não ser incomodado por esse tipo de ligação. Para isso, basta utilizar a função de “filtro de chamadas” para a assistente virtual da Apple, a Siri, atender as ligações de forma automática em caso de número desconhecido.
Ao ativar essa função, quando o seu celular receber uma ligação de número desconhecido, o aparelho não tocará, apenas aparecerá de maneira silenciada. Então, a Siri vai perguntar automaticamente quem está ligando e qual é o motivo da chamada.
É possível acompanhar essa interação em tempo real, pois vai aparecer uma transcrição na tela do aparelho. Assim, fica mais fácil decidir se atenderá, desligará ou deixará que a Siri responda. Se for o caso de um “robocalling”, é só ignorar.
O iOS 26 já conta com a versão beta disponível para desenvolvedores e a expectativa é que fique disponível ainda este mês para todos os usuários de aparelhos compatíveis com a atualização. Oficialmente, o sistema operacional deve ser disponibilizado em sua versão final até o final deste ano.
Quando você tiver esse iOS instalado em seu iPhone, basta acessar Ajustes > Aplicativos > Telefone > Filtro de chamadas e habilitar a opção para permitir que a Siri filtre chamadas de números desconhecidos automaticamente.
O post Você atende o celular e a chamada cai? Aprenda a usar a Siri para bloquear essas ligações no iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.