Por que Edu Guedes não vai continuar com tratamento contra câncer no pâncreas?

Aos 51 anos, o chef de cozinha Edu Guedes anunciou que está em fase de recuperação após ser diagnosticado com câncer no pâncreas. A boa notícia é que ele não precisará passar por tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Segundo o programa A Tarde é Sua, exibido na última quinta-feira (17), o tumor foi retirado com sucesso durante uma cirurgia robótica de emergência.

Edu descobriu a doença de forma inesperada, enquanto tratava uma infecção causada por um cálculo renal. Durante os exames, os médicos encontraram o tumor localizado na cauda do pâncreas, o que exigiu uma cirurgia complexa para remoção não só do tumor, mas também de parte do pâncreas, do baço e de nódulos ao redor.

O procedimento durou cerca de seis horas e foi um dos quatro pelos quais o apresentador passou em um intervalo de apenas 15 dias. Apesar da intensidade, a resposta do corpo de Edu surpreendeu positivamente a equipe médica. Tanto que ele recebeu alta dez dias antes do previsto.

Ana Hickmann e Edu Guedes – Reprodução/Instagrame

De acordo com Sonia Abrão, que visitou a casa de Edu e Ana Hickmann para uma matéria especial, os médicos consideram o apresentador em estado de remissão. Isso significa que os sinais e sintomas da doença desapareceram após o tratamento cirúrgico.

Ou seja, por ora, ele não terá de enfrentar sessões de químio ou radioterapia — o que traz alívio não só para ele, como também para a família e os fãs que torcem por sua plena recuperação.

Acompanhamento médico

Apesar de não precisar de um tratamento tradicional, como a quimioterapia, Edu Guedes vai seguir um plano rigoroso de acompanhamento. No primeiro ano, ele fará check-ups a cada três meses. A partir do segundo, os exames serão semestrais. Já ao final do quinto ano, se tudo correr bem, os médicos poderão considerar a cura definitiva da doença.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Edu apareceu emocionado e grato. “Já estou em casa, bem melhor. Era para eu sair dia 21, mas o dr. Marcelo Bruno percebeu que eu me recuperaria melhor em casa”, explicou ele.

Ana Hickmann e Edu Guedes – Foto: Brazil News

Em seu depoimento, ele refletiu sobre como a vida, às vezes, apresenta situações inesperadas. “Tem notícia que a gente não está preparado para ouvir. Mas a gente também não pode ficar lamentando. Precisamos seguir com fé e cabeça boa”, disse ele, deixando uma mensagem inspiradora.

Ele também revelou que, aos poucos, pretende retomar suas atividades profissionais, começando por algumas tarefas feitas em casa. Nos próximos dias, iniciará exercícios respiratórios para fortalecer os pulmões como parte da reabilitação.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Edu Guedes (@eduguedesoficial)

Resumo: Após enfrentar uma cirurgia delicada para retirada de um câncer no pâncreas, Edu Guedes entra em fase de remissão e não precisará seguir com tratamento como quimioterapia ou radioterapia. O chef continuará com acompanhamento médico e já se prepara para retomar gradualmente sua rotina.

Leia também:

Espinha? Empresária descobre câncer de pele em mancha similar à espinha