O Brasil venceu a primeira competição de drones autônomos da RoboCup, a “Copa do Mundo de Robôs”, evento internacional de robótica que reúne 40 países em Salvador (BA). A modalidade foi criada por brasileiros e pode se tornar fixa no torneio.
A RoboCup vai até a segunda-feira 21, com visitação gratuita até este domingo, 20. O Brasil bateu recorde de participação: são 45 equipes e 200 representantes de vários Estados.
Copa do Mundo dos robôs: o destaque do Brasil na nova categoria da competição
Na nova categoria, os drones operam sozinhos em missões simuladas, como levar kits de socorro, buscar vítimas e agir em locais com baixa visibilidade, interpretando gestos no lugar da fala.
“Cada desafio simula o que o robô teria que fazer numa emergência real”, disse Rafael Lang, vice da RoboCup Brasil, em entrevista ao g1.
Na disputa dos drones, participaram quatro equipes — três brasileiras e uma australiana. Segundo a organização, o número de equipes brasileiras subiu 20% em relação à edição anterior.
Uma publicação compartilhada por 🇧🇷 RoboCup 2025 – Salvador, Brazil (@robocup2025)
Rivalidade com a Alemanha
O Brasil compete em todas as 15 categorias. Destaque para o futebol de robôs, onde já coleciona títulos. Os principais rivais são os alemães — repetindo a tensão da Copa de 2014.
A RoboCin (UFPE) estreia na série A dos robôs não-humanoides depois de dois títulos na série B. Já a Warthog Robotics (USP São Carlos) segue invicta entre os humanoides, com 36 gols marcados e nenhum sofrido.
Uma publicação compartilhada por 🇧🇷 RoboCup 2025 – Salvador, Brazil (@robocup2025)
O Brasil tem o maior número de equipes, seguido por Alemanha, China, Japão e México. Mais de 800 robôs participam do evento, entre humanoides e não-humanoides.
A Bahia tem seis equipes — três adultas e três júnior — com destaque para a BahiaRT (Uneb), que compete em quatro categorias e ajuda na organização local.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O post Brasil vence categoria inédita na ‘Copa do Mundo de Robôs’ apareceu primeiro em Revista Oeste.