A literatura clássica já inspirou inúmeras adaptações para o cinema, a televisão e o teatro. Contudo, embora esse tipo de transposição não seja tão frequente nos videogames, obras literárias consagradas também encontraram espaço nesse meio.
Com base nisso, apresentamos a seguir uma lista com oito jogos baseados em grandes clássicos da literatura.
8 games baseados em clássicos da literatura
The Great Gatsby for NES (2011)Far Cry 2 (2008)Dante’s Inferno (2010)Call of Cthulhu: Prisoner of Ice (1995)Lies of P (2023)Frankenstein: The Monster Returns (1991)Captain Blood (2025)80 Days (2014)
The Great Gatsby for NES (2011)
É possível jogar “The Great Gatsby for NES” gratuitamente no link: The Great Gatsby for NES
Desenvolvido por Charlie Hoey e Pete Smith, “The Great Gatsby for NES” é um jogo online lançado em 2011 em estilo 8-bit que remete aos clássicos do Nintendinho.
Como o título sugere, o game é uma adaptação do romance O Grande Gatsby, clássico da literatura escrito por F. Scott Fitzgerald e publicado em 1925.
Seguindo o gênero ação-plataforma, o jogo recria os cenários do livro. Você controla Nick Carraway, que pula e atira seu chapéu contra mordomos e outros inimigos.
Far Cry 2 (2008)
Plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360
O jogo de tiro em primeira pessoa “Far Cry 2″ tem sua narrativa inspirada não só em uma, mas em duas obras clássicas da literatura: O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, e Red Harvest, de Dashiell Hammett.
O enredo do game é ambientado em um país africano fictício tomado por uma guerra civil.
O jogador controla um mercenário (entre nove disponíveis) encarregado de eliminar um traficante de armas envolvido no conflito, em uma gameplay com muita ação situada em um mundo aberto.
Dante’s Inferno (2010)
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation Portable
Quem acompanhou a época da sétima geração de games com certeza já jogou, ou ao menos conhece, o elogiado jogo de ação e aventura “Dante’s Inferno”.
E o título do jogo já denuncia: ele é inspirado, ainda que de forma bastante livre, em Inferno, a primeira parte da Divina Comédia, um poema narrativo italiano escrito por Dante Alighieri, iniciado por volta de 1308 e concluído por volta de 1321.
Com perspectiva em terceira pessoa, o jogador controla Dante, retratado como um cavaleiro templário das Cruzadas, que enfrenta combates, seções de plataforma e quebra-cabeças.
Call of Cthulhu: Prisoner of Ice (1995)
Plataformas: PC, Sega Saturn, PlayStation
Este jogo é baseado no Mythos de Cthulhu, termo que se refere ao panteão de monstros e seres fantásticos que habitam os contos do influente autor H. P. Lovecraft. Contudo, grande parte da inspiração do game está na novela de Lovecraft At the Mountains of Madness (1931).
“Call of Cthulhu: Prisoner of Ice” consiste em um jogo point and click de resolução de quebra-cabeças, no qual você pode examinar, pegar ou interagir com qualquer item presente.
O enredo se passa durante a Segunda Guerra Mundial, com um agente americano descobrindo, em missão na Antártica, que os nazistas libertaram criaturas ancestrais ligadas ao Mythos de Cthulhu.
Leia mais:
Conheça 10 jogos baseados em séries
10 melhores jogos baseados em filmes, segundo a crítica
5 jogos de celular baseados em filmes
Lies of P (2023)
Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5
Livremente inspirado no romance As Aventuras de Pinóquio (1883), de Carlo Collodi, “Lies of P” é um RPG de ação que recebeu boa recepção do público e da crítica.
Com jogabilidade em terceira pessoa, o jogador assume o controle de P, um boneco que percorre uma cidade devastada por uma epidemia de petrificação e por uma revolta de fantoches.
Durante os combates, é possível utilizar armas corpo a corpo e um braço mecânico equipado. As decisões tomadas ao longo da jornada podem influenciar o desenrolar da história.
Frankenstein: The Monster Returns (1991)
Plataforma: Nintendo Entertainment System
O clássico Frankenstein (1818) da autora inglesa Mary Shelley já serviu de inspiração para inúmeras obras em diversas mídias. Nos videogames, uma das adaptações mais destacadas é “Frankenstein: The Monster Returns”, publicado pela Bandai para o Nintendinho em 1991.
O jogo é um plataforma de rolagem lateral com elementos de beat ‘em up. Seu enredo se passa pouco tempo após o fim do romance original.
Na trama, o Monstro de Frankenstein retorna dos mortos, liderando um exército sobrenatural que devasta vilas e sequestra uma donzela, com a intenção de torná-la sua noiva. O jogador controla um jovem espadachim, que deve derrotá-lo.
Captain Blood (2025)
Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S
Com temática pirata, o jogo de ação e aventura “Captain Blood” é baseado no romance homônimo de Rafael Sabatini, publicado em 1922.
Controlando o capitão Blood em suas aventuras no Caribe Espanhol em 1685, o jogo segue o estilo hack and slash. Além disso, conta com uma estrutura baseada em missões e permite lutar tanto em terra quanto no mar, com batalhas de navio a navio e duelos de espada.
80 Days (2014)
Plataformas: PC, Mobile (Android, iOS), Nintendo Switch
Com um enredo baseado em A Volta ao Mundo em 80 Dias (1872), de Jules Verne, “80 Days” é um jogo que utiliza narrativa ramificada, permitindo que o jogador faça escolhas que impactam o enredo.
No jogo, você acompanha a volta ao mundo de Phileas Fogg em até oitenta dias, tomando decisões por meio do narrador da história, o criado Passepartout. Essas decisões afetam a rota, os eventos e o desfecho da jornada.
O post 8 jogos baseados em clássicos da literatura apareceu primeiro em Olhar Digital.