A queda de asteroides pode provocar a formação de enormes crateras no nosso planeta. O exemplo mais famoso é a Chicxulub, na Península de Yucatán, no México, criada há 66 milhões de anos e resultado de um enorme impacto que causou a extinção dos dinossauros.
Mas você sabia que algo parecido, embora com menor intensidade, já aconteceu no Brasil há milhões de anos? E que uma pequena cidade localizada em Santa Caterina fica “dentro” da cratera criada pelo impacto?
“O Domo de Vargeão” tem 12 quilômetros de diâmetro
Vargeão é uma pequena cidade de 3,6 mil moradores no Oeste de Santa Catarina.
Ela está em cima de cratera rara e histórica formada pelo impacto de um asteroide que caiu na região há mais de 80 milhões de anos.
A formação geológica, conhecida como “O Domo de Vargeão” tem 12 quilômetros de diâmetro.
Segundo cientistas, a rocha espacial que caiu no local tinha 550 metros de diâmetro.
O impacto teria sido o equivalente a 500 mil bombas nucleares como a que devastou Hiroshima, no Japão.
A região, no entanto, era deserta.
Isso acabou reduzindo os impactos par dinossauros e grandes répteis que habitavam a Terra naquela época.
Leia mais
Cratera de impacto mais antiga do mundo é descoberta
Domo de Araguainha: maior cratera de impacto da América do Sul
Dia do Asteroide e o legado de Tunguska: um alerta cósmico
Cratera vem sendo estudada por cientistas
Em entrevista ao G1, Álvaro Penteado Crósta, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que o Brasil conta com apenas nove crateras de impacto. Por conta disso, as pesquisas em Vargeão são de extrema importância.
Crateras são raras aqui na Terra. Elas existem, na Lua, em Marte, mas aqui elas não sobreviveram aos processos geológicos, à erosão, sedimentação, movimento das placas tectônicas. As cerca de 200 que existem são sítios de interesse geológico que representam um pedacinho da evolução da história do nosso planeta.
Álvaro Penteado Crósta, professor da Unicamp
A cratera está localizada no interior, onde os visitantes conseguem encontrar as bordas da formação geológica. Já no centro do Domo, é possível encontrar o Areal, uma superfície de argila e areia que foi trazida à superfície após o impacto do asteroide, revelando camadas que estavam a mais de 700 metros de profundidade.
Um mirante foi construído na região para facilitar a visualização do “Domo de Vargeão”. A cidade catarinense ainda abriga um museu com coleção de rochas e pesquisas sobre a cratera, além de pontos de turismo de natureza.
O post Cidade brasileira fica ‘dentro’ de cratera criada por queda de asteroide apareceu primeiro em Olhar Digital.