Usuários do Instagram nos EUA estão ameaçando desinstalar o Instagram por causa de uma nova abordagem comercial da Meta. A empresa começou a testar o uso de anúncios obrigatórios entre as postagens.
Essa estratégia não é nova no mercado. Se você joga algum game mobile já deve ter se deparado com ela. Consiste em obrigar o usuário a assistir um conteúdo publicitário antes de continuar jogando – ou antes de ganhar algum benefício.
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Hoje, o Instagram já trabalha com diversos anúncios, mas nenhum deles é “obrigatório”. Ou seja, se você quiser, basta passar o dedo para o lado para pular a publicidade.
No novo formato, isso não será mais possível. E, se for mesmo incorporado, deve valer tanto para o feed, como também para os Stories e os Reels.
Insatisfação geral
As reclamações começaram a pipocar nas últimas semanas – e em várias redes sociais.
Holy moly! Meta seemingly is now forcing us to watch ads in our feeds on Instagram!
The app legit stopped me from scrolling past this ad which is just a bonkers move to me. pic.twitter.com/740EXjGyl2
— Dan Levy ✡ דניאל לוי (@TheDanLevy) June 1, 2024
Segundo os relatos, esse intervalo comercial forçado aparece após um certo tempo de rolagem.
O porta-voz do Instagram, Matthew Tye, confirmou a realização desses testes ao site The Verge.
Segundo ele, “estamos sempre testando formatos que possam gerar valor para os anunciantes”.
O problema é que o público parece estar recebendo bem mal essa novidade.
Um dos editores do The Verge, por exemplo, ameaçou recentemente desinstalar o app.
Vale destacar que a Meta ainda não decidiu se vai mesmo aplicar a mudança.
Por ora, são apenas testes – e os usuários nos EUA estão torcendo para que a empresa recue dessa intenção.
Outros testes
Como mostramos aqui no Olhar Digital, essa não é a única experiência que a Meta conduz atualmente no Instagram. A big tech também está testando a rolagem automática dos Reels.
A novidade elimina a necessidade de deslizar o dedo na tela para assistir ao próximo clipe. Com a funcionalidade ativada, a própria plataforma avança para o vídeo seguinte, criando uma experiência contínua de consumo.
A proposta pode parecer conveniente, especialmente para quem costuma usar o app enquanto realiza outras atividades, como comer ou relaxar. Para especialistas, no entanto, esse tipo de atualização pode aumentar o vício e o uso prolongado da plataforma.
Você pode ler mais sobre esse assunto neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do The Verge.
O post Instagram começa a testar ‘anúncios obrigatórios’ nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.