O Pix entrou na mira de uma investigação comercial promovida pelo governo dos Estados Unidos após pedido de Donald Trump. Segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), o serviço representaria uma concorrência desleal para empresas norte-americanas.
Apesar da notícia ser negativa, a repercussão deu visibilidade para o sistema de pagamento brasileiro. Isso levou o economista Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia em 2008, a elogiar a tecnologia criada pelo Brasil.
EUA deveriam aprender com o Brasil, diz o economista
Em artigo, Krugman sugeriu que o Brasil pode ter inventado o futuro do dinheiro. Ele citou o sistema brasileiro para criticar a aprovação de uma legislação de criptomoedas nos Estados Unidos. Segundo ele, essa lei “abre caminho para futuras fraudes e crises financeiras”.
O economista defende que os norte-americanos mantenham as contas bancárias privadas, mas forneçam um sistema eficiente e público para fazer pagamentos a partir dessas contas. E ainda destaca que isso é possível “porque o Brasil já o fez”.
A maioria das pessoas provavelmente não considera o Brasil um líder em inovação financeira. Mas a economia política do Brasil é claramente muito diferente da nossa — por exemplo, eles realmente julgam ex-presidentes que tentam anular eleições. Outras nações podem aprender com o sucesso do Brasil no desenvolvimento de um sistema de pagamento digital. Mas os EUA provavelmente permanecerão presos a uma combinação de interesses pessoais e fantasias cripto.
Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia em 2008
Leia mais
Febraban explica motivos que levaram Trump a investigar Pix
Governo resiste à pressão dos EUA e defenderá modelo do Pix
Seu Direito Digital: Pix na mira dos EUA e golpes comuns no Brasil
Custos de transação baixos são diferencial do Pix
Paul Krugman lembrou que o Pix é usado por 93% dos adultos brasileiros, garantindo o que chamou de inclusão financeira.
E destacou que o sistema é muito fácil de usar, possibilitando transferências instantâneas e com custos de transação baixos.
“Parece estar rapidamente substituindo dinheiro em espécie e cartões”, diz o Nobel de Economia.
Recentemente, o economista criticou as tarifas anunciadas por Trump contra o Brasil.
Segundo o economista, elas representam um “programa de proteção a ditadores”.
Krugman ainda afirmou que o presidente dos EUA “nem sequer disfarça que exista uma justificativa econômica para sua decisão”.
O post Pix: Brasil pode ter inventado o futuro do dinheiro, diz Nobel de Economia apareceu primeiro em Olhar Digital.