A Microsoft informou, nesta terça-feira (11), que está trazendo vários novos recursos de inteligência artificial (IA) para o Windows 11. Os recursos vão chegar para todos os usuários de forma gradual.
Quais são os recursos de IA que estão chegando ao Windows 11?
O primeiro destaque é o Copilot Vision, que digitaliza a tela do PC. Ele será disponibilizado pelo app do Copilot. Ele usa a IA para analisar o que há na tela, o que lhe permite responder a perguntas, proferidas em voz alta, sobre vários aplicativos e telas de navegadores que estão abertos, ou pedir tarefas específicas;
Quem tem um PC Copilot Plus com chip Snapdragon poderá acessar um “agente” de IA localizado no menu de configurações do Windows 11. Assim, você poderá buscar uma configuração em linguagem natural;
A função Click to Do com IA está mais útil e responsiva nos Copilot Plus. Ele aparece com um clique no botão Windows e o botão esquerdo do mouse e realiza ações no app no qual o cursor do mouse estava pairando;
Outros recursos válidos apenas para os Copilot Plus são um novo gerador de adesivos do Paint e um selecionador de objetos no app capaz de separar e editar partes específicas de uma imagem;
Chega, também, uma nova opção de iluminação de IA a esses PCs Copilot Plus com Windows 11, bem como uma ferramenta de “captura de tela perfeita”, presente na Ferramenta de Recorte. Ela usa IA para “capturar conteúdo preciso em sua tela”.
Leia mais:
10 recursos que você precisa conhecer no Windows 11
8 recursos do Windows 11 que nunca deveriam ter sido adicionados
Microsoft quer acabar com lentidão no Windows 11
Recursos que não contam com IA
Para outros PC com Windows 11, chegarão, ainda, recursos não relacionados com IA, como um selecionador de cores dentro da Ferramenta de Recorte, além de novo mecanismo que permite aos PCs corrigirem, de forma automática, problemas que causam reinicializações não programadas.
Esses updates do Windows 11 sairão “no próximo mês”, explicou a Microsoft, sendo que alguns já estão embarcados na atualização de pre-visualização não relacionada à segurança do sistema operacional e, também, como updates disponíveis na Microsoft Store.
Windows 11: recurso promete aumentar duração da bateria de notebooks
A tecnologia tem avançado em um ritmo alucinante nas últimas décadas e os novos dispositivos eletrônicos estão cada vez mais eficientes energeticamente. No entanto, isso ainda não resolve o problema da falta de bateria.
Um dos maiores gargalos neste sentido continua tendo relação com o sistema operacional utilizado por notebooks, por exemplo. É pensando nisso que a Microsoft está trabalhando em otimizações para o Windows 11.
Recurso irá reduzir o uso da CPU no Windows 11
A ideia da gigante da tecnologia é disponibilizar um novo recurso que reduz o uso da CPU.
No entanto, isso só aconteceria quando o usuário não estiver interagindo com o notebook.
O resultado seria um aumento da duração da bateria do dispositivo.
Apesar das informações divulgadas pela própria Microsoft, a atualização ainda não tem data para chegar.
Leia a matéria completa aqui
O post Tem Windows 11? Prepare-se para um “bombardeio” de IA; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.