A gota é uma doença inflamatória ainda subestimada por grande parte da população, embora possa causar limitações funcionais severas.
A condição ocorre pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, principalmente nos pés, tornozelos e joelhos, gerando inflamação e episódios de dor aguda que podem durar dias.
De acordo com a reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg, a gota está relacionada a fatores genéticos e a hábitos alimentares e de vida. Trata-se de uma doença inflamatória séria, que exige tratamento adequado para evitar complicações, como danos permanentes nas articulações.
Causas da gota
A gota é causada por níveis elevados de ácido úrico no organismo, que podem se acumular devido à produção excessiva ou à eliminação insuficiente pela urina.
Leia também
Gota: doença passou de aflição de reis a diagnóstico das massas
Diabetes: saiba quais são os sintomas de excesso de açúcar no sangue
Nutrólogo lista 8 formas de evitar doenças inflamatórias intestinais
Dieta anti-inflamatória emagrece e combate doenças; veja como fazer
“O excesso de ácido úrico no sangue, chamado hiperuricemia, nem sempre causa sintomas imediatos. Mas, quando há depósito nas articulações, o quadro pode ser muito doloroso e incapacitante”, explica a especialista.
Segundo Claúdia, fatores genéticos, obesidade, hipertensão, diabetes, insuficiência renal são fatores de risco. O uso de diuréticos e o consumo em excesso de carnes vermelhas, frutos do mar e bebidas alcoólicas também estão ligados a doença.
Leia a reportagem completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!