Microsoft quer criar versão digital da Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, é considerada um marco histórico e arquitetônico. A estrutura do século XIV é famosa por sua arquitetura gótica e importância cultural e religiosa, recebendo cerca de 35 mil visitantes por dia.

Em 15 de abril de 2019, um incêndio de grandes proporções consumiu a torre e a maior parte do telhado da construção. O local só foi reaberto no final do ano passado. Agora, a Microsoft quer criar uma versão digital da obra.

Empresa quer preservar detalhes do histórico monumento (Imagem: LCV/Shutterstock)

Acervo de Notre-Dame também será digitalizado

O plano foi apresentado nesta semana pelo presidente da gigante da tecnologia, Brad Smith. A réplica digital de Notre-Dame está sendo criada em parceria com o instituto de patrimônio do Ministério da Cultura da França e a startup Iconem.

O objetivo é preservar permanentemente em formato digital todos os detalhes da construção, garantindo que sua estrutura, história e simbolismo sejam protegidos e acessíveis para as próximas gerações. Todo este trabalho está sendo realizado com ajuda da inteligência artificial.

Local é um dos mais visitados de Paris (Imagem: eugenesergeev/iStock)

Assim que for finalizada, a versão digital do monumento será doada ao governo francês. O projeto também digitalizará cenários históricos de ópera da capital francesa e milhões de artefatos antigos do país. Estas coleções ficarão acessíveis ao público a partir de exposições digitais.

Leia mais

Coroa de Espinhos volta à catedral de Notre Dame após incêndio

Mistério dos sarcófagos de Notre Dame está perto de ser resolvido

Como um laser ajudou a reconstruir a Notre Dame após o incêndio

Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi recriada em projeto semelhante (Imagem: Mistervlad/Shutterstock)

Trabalhos devem durar pelo menos um ano

O orçamento e a data de conclusão do projeto não foram informados.

O presidente da Microsoft, no entanto, afirmou que os trabalhos levariam pelo menos um ano e provavelmente custarão alguns milhões de dólares.

No ano passado, a empresa já havia participado da digitalização da Basílica de São Pedro, no Vaticano (saiba mais clicando aqui).

As informações são do portal Euronews.

O post Microsoft quer criar versão digital da Catedral de Notre-Dame apareceu primeiro em Olhar Digital.