A SpaceX lançou a missão TRACERS (Tandem Reconnection and Cusp Electrodynamics Reconnaissance Satellites) para a NASA nesta quarta-feira (23). O foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou da Estação da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, como parte de uma missão comercial de compartilhamento de viagens com várias outras cargas úteis, às 15h13 (horário de Brasília).
A missão sofreu um adiamento de 24 horas devido a preocupações com possíveis problemas no espaço aéreo local caso o lançamento se estendesse além do previsto.
O primeiro estágio do Falcon 9 retornou para um pouso em Vandenberg pouco menos de oito minutos após a decolagem, conforme planejado. Essa foi a 16ª missão desse propulsor em particular, de acordo com a SpaceX.
Novo cometa invasor 3I/ATLAS está repleto de gelo mais antigo que a Terra (Imagem: SpaceX)
Qual é o objetivo da nova missão da NASA?
A missão TRACERS estudará a reconexão magnética e seus efeitos na atmosfera terrestre. Segundo a NASA, a reconexão magnética ocorre quando material do Sol interage com o campo magnético da Terra. Um evento de reconexão pode lançar partículas do vento solar — que normalmente são desviadas ao redor do nosso planeta — diretamente para a atmosfera em alta velocidade.
Leia mais:
A energia escura pode não existir, segundo novo estudo
Mulheres na Astronomia: Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble
O que aconteceria se a velocidade da luz fosse menor?
Os satélites TRACERS medirão a reconexão magnética cerca de 3.000 vezes por ano, ajudando os cientistas a observar a rapidez com que esse fenômeno muda e evolui. A expectativa é que os dados coletados permitam uma melhor compreensão e preparação para os impactos da atividade solar, como interrupções em satélites de comunicação, sistemas de GPS e redes elétricas na Terra.
O post NASA lança missão para proteger a Terra do clima espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.