A Petrobras estuda a possibilidade de retomar sua atuação no setor de distribuição de combustíveis. A medida é considerada por causa da insatisfação do governo federal com os preços praticados pelos postos de gasolina, mesmo depois de a estatal ter promovido uma redução nos valores cobrados das refinarias.
A redução anunciada pela Petrobras foi de R$ 0,17 por litro. No entanto, o impacto nas bombas foi significativamente menor, com diminuição média de apenas R$ 0,04 para o consumidor final. Esse descompasso teria motivado o governo Lula a solicitar à Petrobras que avaliasse o retorno à atividade de distribuição, abandonada durante o governo Michel Temer.
A avaliação é discutida no âmbito do novo plano estratégico da companhia. O tema foi tratado em reunião do conselho de administração da estatal, de acordo com a coluna do jornalista Carlo Cauti publicada na Edição 278 da revista Oeste.
Uma das possibilidades consideradas seria a recompra da antiga BR Distribuidora, atualmente chamada de Vibra. A Petrobras havia se desfeito da participação majoritária na empresa durante o processo de desinvestimento promovido na gestão anterior.
A estatal também avalia mudanças em sua política de exportações. A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o mercado dos Estados Unidos não é considerado essencial. “A China representa quase 80% das exportações de petróleo da Petrobras”, disse.
A fala ocorre em meio às recentes medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump, que impôs tarifa de 50% sobre o comércio brasileiro. Atualmente, apenas 4% do petróleo exportado pela Petrobras tem os Estados Unidos como destino. A companhia também ampliou suas vendas para Singapura, Coreia do Sul e Índia.
Revista Oeste muito além da Petrobras
A íntegra da coluna “Faria Lima em pé de guerra com o governo” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
A publicação digital ainda conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, Cristyan Costa, Rachel Díaz, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Adalberto Piotto, Roberto Motta, Ubiratan Jorge Iorio, Dagomir Marquezi, Eugenio Goussinsky, Miriam Sanger, Tom Slater (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
O post Petrobras avalia retorno ao setor de distribuição apareceu primeiro em Revista Oeste.