A popularidade da Tesla não para de cair nos Estados Unidos. É o que mostram dados mensais do Electric Vehicle Intelligence Report (EVIR). A pesquisa avalia percepções dos consumidores sobre veículos elétricos, direção autônoma e as montadoras envolvidas nessas tecnologias.
A Toyota, por exemplo, lidera as classificações de imagem, ultrapassando empresas mais estabelecidas no setor. Já a Tesla, pioneira de Elon Musk na popularização de EVs, vê sua reputação se deteriorar cada vez mais.
Em pesquisa sobre carros elétricos, mais gente teve opiniões negativas do que positivas sobre a Tesla
Atualmente, apenas 26% dos entrevistados pela pesquisa EVIR tem uma visão positiva da Tesla, enquanto 39% expressam opiniões negativas. Isso resulta num índice de -13 para a marca. A pontuação de intensidade (reflete sentimentos mais extremos) é ainda pior: chega a -16.
Isso indica que os sentimentos negativos sobre a Tesla não apenas superam os positivos, mas são expressos com maior intensidade. E o cenário está piorando: em abril, a pontuação líquida era -7.
Quando a pesquisa analisou dados demográficos, a Tesla continuou em último lugar em quase todos os grupos. A rejeição foi mais intensa entre pessoas com renda inferior a US$ 75 mil (aproximadamente R$ 417 mil), moradores de áreas suburbanas e com mais de 65 anos.
A única montadora com avaliação negativa parecida foi a Vinfast, do Vietnã. No entanto, 92% dos entrevistados disseram não conhecer a marca ou não ter opinião formada sobre ela. Isso atenua o impacto de sua pontuação. Já a imagem negativa sobre a Tesla vem de familiaridade e julgamento ativo, não desconhecimento.
Confiança nas marcas
Crise de confiança na Tesla: A empresa teve a pior pontuação líquida de confiança entre as marcas avaliadas, com índice de -19 – o que indica que mais pessoas confiam pouco do que confiam muito na empresa;
Tesla e Vinfast com baixa credibilidade: Ambas foram as únicas montadoras com pontuação líquida negativa no quesito confiança dos consumidores;
Segurança em declínio: A tesla foi a penúltima colocada na percepção sobre segurança entre veículos elétricos, superando apenas a Vinfast;
Questionamentos sobre segurança: Elon Musk promoveu a Tesla como líder em segurança, mas foi criticado pelo uso de dados enganosos;
Acidentes fatais: Incidentes envolvendo os sistemas de assistência da Tesla (conhecidos como Autopilot) influenciaram negativamente a percepção do público – 52% consideraram veículos da Tesla seguros.
Leia mais:
Tesla pode ser proibida de vender na Califórnia
Como encontrar eletropostos para recarregar carros elétricos?
Carro elétrico ou híbrido? Veja qual o melhor para você
Lançamento do robotáxi da Tesla flopou, aponta pesquisa
A EVIR também investigou a opinião pública sobre veículos autônomos e robotáxis. E notou grande ceticismo. Apenas 1% dos mais de oito mil entrevistados já andaram num robotáxi e fariam isso novamente, enquanto 46% afirmou que nunca considerariam usar esse tipo de serviço.
Os robotáxis são parte central da visão da Tesla para o futuro. Musk promove há anos a ideia de abandonar a venda de carros em favor de uma frota autônoma e robôs humanoides para trabalho manual.
Austin, no Texas, foi escolhida como cidade-piloto para os testes. Mas 65% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram não saber que a Tesla fazia demonstrações de seus robotáxis na cidade desde o fim de junho. E pandas 3% se consideraram bem informados sobre o assunto. Ou seja, o lançamento flopou no grande público.
O post Popularidade da Tesla está em queda livre nos EUA, revela pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.