Empresa lança bateria mais potente para robôs humanoides

Baterias são peças essenciais nas tecnologias modernas. Carros elétricos, e-bikes, celulares, laptops, smartwatches… Praticamente tudo usa essa fonte de energia.

O que também usa – e muitas vezes não nos damos conta – são os robôs, inclusive os humanoides. Essas máquinas complexas precisam de muita energia desde o momento em que são ligadas (imagine, então, para exercer os mais diferentes tipos de tarefas).

Leia mais

Robô humanoide da Figure AI agora é capaz de conversar; assista

Mundo pode ter 13 milhões de robôs humanoides até 2035, prevê estudo

Nova bateria de silício pode transformar o futuro dos veículos elétricos

Sim, são necessárias super baterias, como essa que acaba de ler lançada pela startup Figure AI. Você já ouviu falar dessa empresa aqui no Olhar Digital.

A Figure criou um dos robôs humanoides mais famosos do mundo – que possui o mesmo nome da companhia. Eles são tão bem-sucedidos, que já foram até “contratados” pela BMW para entrar na linha de produção dos carros de luxo.

O mercado de baterias abraça os setores de veículos elétricos e celulares, mas também de robôs e humanoides – Imagem: jijomathaidesigners/Shutterstock

Pois bem, não bastava controlar a tecnologia dos robôs em si, a Figure agora também avança nesse outro mercado: o das baterias.

Bateria de última geração

A F03 foi projetada especificamente para uso em robôs humanoides.

Ela fornece 2,3 quilowatts-hora de energia, o que, segundo a Figure, permite até cinco horas de autonomia com desempenho máximo.

Em comparação com o sistema F01 original, que exigia baterias externas volumosas, a F03 é totalmente integrada ao torso do robô.

Essa integração economiza espaço e massa, ao mesmo tempo em que aumenta a durabilidade mecânica.

A startup afirma que a nova bateria fornece 94% de densidade energética a mais do que a F01.

Ela custa ainda 78% a menos do que o modelo anterior, a F02.

Outro diferencial é a sua capacidade térmica – a marca fala em bateria “à prova de fogo”.

Durante os testes internos, o dispositivo foi submetido a diversos cenários de falhas, sobretudo de superaquecimento.

De a acordo com a Figure AI, seus robôs estão prontos para uso comercial – Imagem: Figure/Reprodução

E, em todos eles, a bateria se saiu bem nos testes.

Isso graças a um sistema de resfriamento ativo integrado e a um Sistema de Gerenciamento de Bateria que gerencia as condições térmicas a todo momento.

A Figure Ai afirma, por fim, que essa é a primeira bateria no setor de robótica humanoide a receber certificação para os padrões de segurança UN38.3 e UL2271.

A certificação UN38.3 é um padrão de segurança para o transporte de baterias de lítio, enquanto a UL2271 é um padrão de segurança focado em baterias para veículos elétricos leves.

Ambas as certificações são cruciais para garantir a segurança e a conformidade das baterias de lítio, especialmente durante o transporte e no uso em aplicações específicas.

De olho no futuro

A nova bateria nasceu nas instalações BotQ da empresa – e ganhou um vídeo exclusivo de lançamento.

O desenvolvimento marca um passo importante na estratégia da Figure de integrar todos os sistemas críticos de hardware de um robô humanoide. Segundo o fundador da empresa, Brett Adcock, um dos objetivos da companhia é controlar todo o conjunto de tecnologias que fazem parte do seu produto final. Não só para aumentar a margem de lucro, mas, sobretudo, para garantir a qualidade do todo.

Além das baterias, a empresa também já projeta atuadores e elementos estruturais para otimizar o desempenho, a segurança e a produção em massa.

As informações são do Interesting Engineering.

O post Empresa lança bateria mais potente para robôs humanoides apareceu primeiro em Olhar Digital.