O TikTok pode ficar indisponível nos Estados Unidos… de novo. O secretário do Comércio, Howard Lutnick, afirmou nesta quinta-feira (24) que isso pode acontecer se a China não concordar em ceder mais controle da rede social aos EUA.
A plataforma já foi suspensa por lá em janeiro, mas foi reestabelecida após um dia. Desde então, o presidente Donald Trump tem trabalhado para viabilizar a venda da operação do TikTok nos EUA para uma empresa norte-americana. Ainda não deu certo.
TikTok pode ficar inativo nos Estados Unidos pela segunda vez
Howard Lutnick falou em entrevista ao programa Squawk on the Street, da CNBC, na manhã desta quinta-feira. Segundo ele, o TikTok ficará indisponível para usuários americanos a menos que a China concorde em dar aos Estados Unidos mais controle sobre o aplicativo.
Tomamos a decisão. Não podemos ter controle chinês e ter algo em 100 milhões de telefones americanos.
Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, à CNBC
Futuro do TikTok no país é incerto
Os problemas do TikTok nos Estados Unidos começaram em 2024, quando o Congresso aprovou um projeto de lei para banir a plataforma por lá – a menos que a ByteDance, empresa chinesa que controla a rede social, a vendesse no país. A preocupação era de que o governo chinês tivesse acesso a dados de usuários americanos ou pudesse manipular o conteúdo dentro do aplicativo.
O TikTok chegou a ser suspenso, mas não durou muito: assim que Donald Trump assumiu seu segundo mandato na presidência, estendeu o prazo para a venda, permitindo que a rede social continuasse operando até concretizar o acordo.
Apesar de rumores e possíveis interessados, a venda não aconteceu. Em junho, Trump estendeu o prazo pela terceira vez, dando à plataforma tempo extra até setembro.
Segundo o próprio presidente estadunidense, esse acordo estava perto de acontecer. Faltava só conversar com a China.
Leia mais:
O que sabemos sobre o novo aplicativo que pode substituir o TikTok nos EUA
É real ou IA? Plataformas estão “confundindo” vídeos
TikTok Shop é realmente confiável? Saiba tudo sobre o e-commerce da rede social
TikTok estava perto de ser vendido nos EUA
No início deste mês, Donald Trump revelou que começaria a conversar com a China sobre um possível acordo para a venda da rede social naquela mesma semana;
O republicano se mostrou otimista e, na ocasião, disse que o negócio estava “praticamente” fechado;
Ainda de acordo com o republicano, havia um comprador definido para o TikTok: “um grupo de pessoas muito ricas”, que não tiveram suas identidades reveladas. O Olhar Digital deu detalhes sobre o nome desses compradores aqui;
Na época, a ByteDance confirmou a negociação em andamento.
Vale lembrar que, mesmo que os EUA cheguem a um acordo com o comprador e com a própria empresa controladora do TikTok, a China ainda precisa aprovar a transação. O que, aparentemente, ainda não aconteceu.
O post TikTok pode ficar inativo nos Estados Unidos (de novo) apareceu primeiro em Olhar Digital.