Motor do carro esquenta demais? Descubra 6 causas e como resolver o problema

Se você é motorista e não entende muito de mecânica, provavelmente já se assustou ao ver o marcador de temperatura do carro subindo sem explicação e algum sinal claro de que o motor está esquentando demais. Aquele ponteiro chegando perto do vermelho ou até mesmo uma luz de alerta acesa no painel são sinais de que algo está errado – mas o que exatamente?

O superaquecimento do motor é um problema comum, mas que pode ter consequências graves se ignorado. Pode ser desde um vazamento simples até uma falha mecânica que, se não resolvida a tempo, pode levar a reparos caríssimos ou até mesmo à perda total do motor.

Mas, afinal, por que o motor do carro pode estar esquentando demais? Será que é só falta de água no radiador ou há outros motivos menos óbvios? Vamos explicar 6 causas comuns para esse problema e o que você pode fazer para evitar que seu carro vire uma “panela de pressão” sobre rodas.

Para sua cabeça também não esquentar demais, fique conosco e descubra como identificar os sinais de alerta e quando procurar um mecânico antes que seja tarde.

6 motivos que explicam por que o motor esquenta demais

Medidor de temperatura do líquido de arrefecimento do carro é um dos sinais de superaquecimento do motor (Imagem: Yuri Nikolaev / Shutterstock)

Motor pegando fogo, aquela fumaça que começa “do nada” no meio do trânsito? É o pesadelo de qualquer motorista e de fato o superaquecimento é um problema sério, pode danificar componentes e gerar grandes prejuízos. Entenda o que causa e o que fazer se o motor do carro estiver esquentando demais para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.

1. Falta ou vazamento de líquido de arrefecimento

O líquido de arrefecimento é essencial para manter a temperatura do motor sob controle, absorvendo o calor e dissipando-o pelo radiador. Se o nível estiver baixo devido a vazamentos ou falta de reposição, o sistema não consegue resfriar adequadamente.

Possíveis causas:

Vazamentos no radiador, mangueiras ou bomba d’água.

Desgaste natural do líquido, que perde suas propriedades com o tempo.

Problemas no reservatório ou na tampa do radiador, que não mantém a pressão correta.

Solução: verifique regularmente o nível do líquido e observe se há manchas no chão após estacionar. Em caso de vazamento, leve o carro a um mecânico para identificar e reparar o problema.

Para regular a temperatura do motor, o líquido de arrefecimento é fundamental, porque absorve o calor e o libera através do radiador (Imagem: Krisda Ponchaipulltawee / Shutterstock)

2. Problemas no radiador ou ventilador

O radiador é responsável por resfriar o líquido de arrefecimento, enquanto o ventilador ajuda a dissipar o calor quando o carro está parado ou em baixa velocidade. Se algum desses componentes falhar, o motor pode superaquecer.

Possíveis causas:

Entupimento do radiador por sujeira ou resíduos.

Ventilador queimado ou com defeito no sensor de temperatura.

Falha no relé ou fusível do ventilador.

Solução: faça a limpeza periódica do radiador e verifique se o ventilador liga quando o motor aquece. Se necessário, substitua peças danificadas.

3. Bomba d’água com defeito

A bomba d’água é responsável por circular o líquido de arrefecimento pelo motor e radiador. Se ela parar de funcionar, o líquido não flui, causando superaquecimento.

Possíveis causas:

Desgaste dos componentes internos da bomba.

Vazamentos devido a selos danificados.

Corrosão ou quebra do impulsor (roda interna da bomba).

Solução: observe se há vazamentos próximos à bomba d’água ou ruídos anormais. A substituição deve ser feita imediatamente em caso de falha.

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4. Termostato travado

O termostato regula o fluxo do líquido de arrefecimento, abrindo quando o motor aquece e fechando quando está frio. Se ele ficar travado, impede a circulação do líquido, levando ao superaquecimento.

Possíveis causas:

Desgaste natural do termostato.

Acúmulo de resíduos no sistema de arrefecimento.

Solução: se o motor esquenta rápido, mas o radiador permanece frio, o termostato pode ser o culpado. A troca é simples e resolve o problema.

5. Correia da bomba d’água rompida ou folgada

Bomba d’água de carro enferrujada, uma em boas condições é vital para o funcionamento de um motor de carro, garantindo que o líquido de resfriamento se mova através do bloco do motor, cabeça do cilindro, mangueiras e radiador e manter a temperatura ideal
(Imagem: Tamer A Soliman / Shutterstock)

A correia (ou corrente) aciona a bomba d’água e, se estiver quebrada ou frouxa, impede que o líquido circule corretamente.

Possíveis causas:

Desgaste excessivo da correia.

Ajuste incorreto da tensão.

Solução: verifique periodicamente o estado da correia e substitua-a conforme a recomendação do fabricante.

6. Uso incorreto do líquido de arrefecimento

Misturar água comum com aditivo em proporções erradas ou usar apenas água pode reduzir a eficiência do sistema de arrefecimento, causando ferrugem e entupimentos.

Possíveis causas:

Água da torneira (contém minerais que corroem o sistema).

Aditivo vencido ou de má qualidade.

Solução: use sempre líquido de arrefecimento adequado e siga as proporções recomendadas pelo fabricante.

Usar água no reservatório do radiador: pode ou não pode?

Água no radiador resolve na hora, mas não é a solução ideal (Imagem: Virojt Changyencham / Shutterstock)

Se o seu carro está esquentando e você está em uma emergência, colocar água no reservatório pode ser uma solução temporária para evitar o superaquecimento. No entanto, não é recomendado usar apenas água por muito tempo, e existem boas razões para isso.

Se o nível do líquido de arrefecimento está baixo e você não tem o aditivo à mão, adicionar água pode ajudar a levar o carro até um mecânico.

Alguns aditivos precisam ser misturados com água desmineralizada ou destilada (nunca use água da torneira ou mineral por muito tempo).

Por que não usar só água?

Ferrugem: a água comum contém minerais que oxidam e enferrujam partes do motor, radiador e bomba d’água.

Entupimento: impurezas da água podem acumular-se e bloquear passagens do sistema de arrefecimento.

Ponto de ebulição mais baixo: o líquido de arrefecimento evita que a água ferva rápido, protegendo o motor em altas temperaturas.

Use água apenas em casos urgentes e, assim que possível, substitua pelo líquido de arrefecimento adequado. Se usou água comum, faça uma limpeza do sistema depois para evitar corrosão. Prefira água destilada ou desmineralizada se for misturar com aditivo.

Portanto, o superaquecimento do motor pode ser evitado com manutenção preventiva, incluindo verificações periódicas do sistema de arrefecimento. Se o seu carro apresentar sinais como temperatura elevada no painel, vazamentos ou perda de desempenho, procure um mecânico imediatamente para evitar danos maiores.

Ah, e uma dica extra de amiga: nunca abra o radiador com o motor quente! O líquido pressurizado pode causar queimaduras graves. Espere o motor esfriar antes de verificar.

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