5 passeios pelo mundo para quem é apaixonado por chocolate

De museus interativos a oficinas artesanais, diferentes países oferecem experiências voltadas ao universo do chocolate. Presente em diversas culturas, a guloseima é tema de passeios que aliam gastronomia, história e tradição. A seguir, confira cinco destinos em que o chocolate é mais do que um produto: é parte da identidade local.

1. Gramado (Brasil)

Gramado possui um passeio temático que passa por diversas fábricas e lojas de chocolateCivitatis/Divulgação

Conhecida como a capital brasileira do chocolate artesanal, a cidade reúne dezenas de marcas e atrativos ligados à produção do doce. Para conhecer algumas delas, uma opção é embarcar no Chocobus, que percorre fábricas de produtoras como a Prawer e a Gramadense. A rota inclui ainda parada em um hotel inspirado no chocolate e oficinas que ensinam a fazer a sua própria barra.

2. Zurique (Suíça)

O Museu Lindt Home of Chocolate, em Zurique, é uma parada obrigatória para os chocólatrasCivitatis/Divulgação

Referência mundial na produção e no consumo de chocolate, Zurique abriga o Lindt Home of Chocolate. O museu reúne acervo histórico, espaço de degustação e a maior fonte de chocolate do mundo, com nove metros de altura. É possível visitar o local como parte de um tour que inclui ainda passeio de barco e visita a outros pontos históricos da cidade.

3. Havana (Cuba)

Havana, capital cubana, tem uma forte ligação com o cacauCivitatis/Divulgação

Continua após a publicidade

A relação de Cuba com o cacau é cultural e simbólica. Na capital, é possível participar de um tour que inclui cerimônia de agradecimento ao deus do cacau, degustação de chocolates locais e bebidas típicas como a canchánchara — feita com rum e mel. A atividade se encerra com a produção e degustação de um licor artesanal, harmonizado com doces e charutos.

4. Punta Cana (República Dominicana)

Plantação de cacau na República Dominicana, nono maior produtor de cacauCivitatis/Divulgação

Importante produtor de cacau no Caribe, a República Dominicana oferece experiências voltadas ao chocolate de origem. Em Punta Cana, turistas podem participar de uma oficina prática que ensina a produzir trufas e tabletes decorados. O passeio inclui transporte, degustações e uma taça de mamajuana, bebida tradicional do país.

5. Bruxelas (Bélgica)

Museu Choco Story, na região central de BruxelasCivitatis/Divulgação

Continua após a publicidade

A Bélgica é sede de marcas tradicionais de chocolate. Em Bruxelas, o museu Choco Story conta a história do cacau, desde as civilizações pré-colombianas até sua chegada à Europa. A visita inclui demonstrações ao vivo com mestres chocolateiros e degustação de pralinés.

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade