Depois da Linx, Stone busca a venda da plataforma Reclame Aqui

A Stone deu mais um passo em seu processo de reestruturação estratégica. Depois de concluir a venda da empresa de software Linx para a Totvs, a fintech começou os trâmites para se desfazer também da operação do Reclame Aqui, plataforma especializada na mediação de conflitos entre consumidores e empresas.

A negociação sobre a Linx foi finalizada por um valor inferior à metade do desembolsado originalmente pela Stone. A aquisição, feita em 2020, custou R$ 6,7 bilhões. Segundo a Stone, a empresa vendida agora é considerada um “líder indiscutível” no setor de varejo, com receita de R$ 1,15 bilhão no ano de 2023.

O próximo ativo na lista de desinvestimentos é o Reclame Aqui, cuja participação de 50% foi adquirida pela Stone em 2022. A entrada no capital da plataforma fazia parte de uma estratégia voltada à diversificação dos serviços oferecidos aos clientes da fintech, com a expectativa de gerar sinergia com a base de empresas atendidas.

Atualmente, o Reclame Aqui conta com 30 milhões de consumidores e 360 mil empresas cadastradas. Segundo dados disponibilizados, a plataforma recebe cerca de 30 milhões de acessos mensais e se mantém como a principal ferramenta digital de reclamações e resolução de conflitos na América Latina, de acordo com a coluna do jornalista Carlo Cauti publicada na Edição 279 da Revista Oeste.

A intenção da Stone com a venda é concentrar esforços nas operações consideradas centrais para o negócio, especialmente os serviços de pagamento. A decisão de vender participações em empresas consideradas fora do escopo principal da fintech ocorre no contexto de uma revisão estratégica e da busca pela redução da alavancagem.

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