A Microsoft começou a testar o “Modo Copilot” (Copilot Mode) no seu navegador Edge nesta segunda-feira (28). Quando ativado, a inteligência artificial (IA) da big tech pesquisa em abas abertas e executa tarefas. Além disso, a conversa com o Copilot passa a aparecer na página de nova aba.
Quando o usuário permite que o Copilot “veja” as abas abertas, a IA pode, por exemplo, comparar hotéis e resumir as melhores opções de compra entre produtos. Outro exemplo de tarefa que a IA consegue executar: fazer reservas em restaurantes. Tudo isso segundo comunicado publicado pela Microsoft.
O Copilot no Edge também oferece navegação por voz, o que permite garimpar informações em páginas na web, por exemplo.
(O comunicado não especifica em quais países o Modo Copilot está disponível.)
Microsoft quer que Copilot tenha acesso a histórico e credenciais para executar tarefas no Edge
A Microsoft também planeja permitir que o Copilot, com a permissão do usuário, tenha acesso ao histórico do navegador e credenciais do Edge. É assim que o chatbot conseguiria reservas no nome do usuário, por exemplo.
“O Copilot em breve poderá guiar você em suas tarefas e organizar sua navegação — passada e presente — em jornadas úteis baseadas em temas”, diz Sean Lyndersay, vice-presidente de produto do Microsoft Edge, em comunicado.
Para quem não estiver interessado nesse modo com IA, a Microsoft informa que ele será opcional e poderá ser desativado. “Com o Modo Copilot, você também poderá ativar ou desativar a experiência quando quiser, por meio das configurações do Edge”, diz Lyndersay. “Se você optar por não ativar o Modo Copilot, poderá continuar navegando no Edge normalmente.”
A Microsoft descreve o Modo Copilot como um recurso “experimental”, que evoluirá com o tempo. Além disso, será “gratuito por tempo limitado”, com limites de uso em certas funcionalidades.
“Isso sugere que, no futuro, a Microsoft poderá vincular esse novo modo a algum tipo de assinatura”, pondera o site The Verge.
O portal também observa que o “Modo Copilot se posiciona entre a integração limitada com Gemini que o Google testa no Chrome e a reformulação baseada em IA oferecida pelo navegador Comet”. Há uma mudança em curso, sem dúvida.
Confira abaixo um vídeo, publicado pela Microsoft, com demonstrações rápidas do Modo Copilot:
Leia mais:
Microsoft Copilot pode ter integração com GPT-5
Microsoft 365: como ter o pacote Office de graça no PC Windows via Copilot
ChatGPT, Gemini e Copilot: 8 tarefas que ficam mais fáceis quando usamos a inteligência artificial
Google testa aplicativo de programação com IA para quem não sabe programar
Enquanto a Microsoft testa IA em seu navegador, o Google testa uma plataforma de IA voltada para “vibe-coding” chamada Opal. O aplicativo está disponível para usuários por meio do Google Labs nos Estados Unidos.
O Opal permite criar miniaplicativos para a web por meio de comandos de texto (prompts). Também dá para remixar apps já existentes disponíveis numa galeria.
Na prática, tudo o que o usuário precisa fazer no Opal é inserir uma descrição do aplicativo que deseja criar. Depois, a ferramenta usa diferentes modelos de IA do Google para desenvolvê-lo.
Quando o miniaplicativo está pronto, dá para navegar por um painel de edição para visualizar o workflow com as etapas de entrada, saída e geração.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post Modo Copilot: Microsoft testa deixar IA fazer coisas para você no Edge apareceu primeiro em Olhar Digital.